A Fórmula 1 poderá mesmo retornar ao Canadá em 2010. Depois de na semana passada Bernie Ecclestone ter garantido que o Circuito Gilles Villenueve estaria presente no calendário de 2010, hoje o jornal ‘Globe and Mail’ garante que o acordo está garantido, por uma verba em torno de 75 milhões de dólares por cinco anos.
Confirmando-se estas notícias, os promotores do GP do Canadá terão conseguido cortar em 100 milhões o valor inicialmente exigido por Bernie Ecclestone, que pretendia 175 milhões de dólares pelos mesmos cinco anos de acordo.
Segundo o jornal, a severa crise financeira mundial forçou Ecclestone a reduzir o valor inicialmente pedido aos organizadores do grande prêmio, mas não teria sido essa a única razão, referindo ainda que a pressão da Associação das Equipes de Fórmula 1 (FOTA) para retornar ao continente norte-americano teria sido decisiva.
Além disso, aquela publicação menciona ainda que também a CVC – principais detentores dos direitos comerciais da Fórmula 1 – teria feito pressão sobre Ecclestone para que as pretensões dos construtores fossem satisfeitas, uma vez que para estes, o mercado norte-americano é considerado fundamental.
“A CVC decidiu apaziguá-los (aos construtores) com um retorno rápido à América do Norte, que este ano não contou com nenhuma corrida pela primeira vez desde 1958”, informa o ‘Globe and Mail’.