Mario Theissen, chefe da BMW Sauber, está firmemente convicto de que a equipe já encontrou os problemas fundamentais com o carro de 2009 e que em breve conseguirá voltar aos lugares de topo.
O alemão diz, ainda, que o maior pacote de melhorias do carro projetado em Hinwill será introduzido em setembro, época do GP de Cingapura, com Theissen afirmando que essas alterações serão já um ‘prólogo’ para o carro de 2010.
“Penso que conseguimos perceber os problemas, mas serão necessárias algumas melhorias que não podem ser montadas imediatamente para testar. Daremos mais um passo em Valência e, depois, o final e mais importante em Cingapura”, afirmou Theissen na Hungria.
Para o alemão, é importante continuar a desenvolver o F1.09 na medida em que as alterações realizadas nesta temporada poderão surtir efeito no projeto para o carro de 2010.
“O desenvolvimento desemboca em 2010. É uma situação muito diferente da do ano passado. O monocoque do próximo ano será mais comprido, mas, além disso, não haverá nenhuma mudança fundamental. Vamos continuar com o (desenvolvimento do) F1.09 por três razões. Primeiro, os regulamentos não mudam, então o que aprendemos pode ser levado para o próximo ano; segundo: temos a proibição de testar, por isso a única oportunidade para testar alguma coisa é durante o fim de semana de corrida; terceiro: temos de perceber onde nos situamos e como diminuir a diferença para os carros da frente, caso contrário, não podemos estar confiantes para o projeto do próximo ano”, afirmou.