A FIA anunciou que tomará medidas legais contra os representantes da Associação das Equipes de Fórmula 1, a FOTA, depois de anunciarem a criação de um novo campeonato na sexta-feira. A FIA, liderada por Max Mosley, irritado com as ações recentes das equipes – com ênfase na Ferrari – tomará ‘procedimentos legais rapidamente’.
Depois de uma reunião da FOTA na base da Renault em Enstone na noite de quinta-feira, o grupo anunciou no começo da sexta-feira em Silverstone que todas as oito equipes (todas as atuais, exceto Williams e Force India) formariam um novo campeonato para 2010, como resultado da falha de chegar a um acordo com a FIA.
Leia o comunicado da FIA divulgado nesta sexta-feira:
‘Os advogados da FIA examinaram a ameaça da FOTA de começar um novo campeonato. As ações da FOTA como um todo, e Ferrari em particular, uma série de violações legais, incluindo interferência voluntária com relações contratuais, violação das obrigações legais da Ferrari e uma grave violação de direito de competição. A FIA tomará procedimentos legais sem demora.
Preparações para o Campeonato 2010 da Fórmula 1 continuam, mas a publicação da lista final de equipes inscritas para 2010 será colocada em espera enquanto a FIA busca seus direitos legais.’