A Associação das Equipes da Fórmula 1 (FOTA) propôs uma tentativa de acordo final com a Federação Internacional do Automobilismo (FIA), tendo enviado uma carta a Max Mosley.
A carta foi revelada pela agência ‘Reuters’, a qual dá conta da intenção da Associação das Equipes de colocar um ponto final na disputa com a FIA para bem da Fórmula 1.
“Chegou a hora em que, em nome do esporte, todos devemos procurar um compromisso e uma conclusão urgente para esta extensa disputa acerca dos regulamentos de 2010. Esperamos que considerem esta carta como um passo significativo por parte das equipes, as quais demonstraram a vontade de permanecerem no esporte até o final de 2012”, cita a ‘Reuters’.
A FOTA propõe, ainda, que o teto orçamentário – entretanto renomeado para restrições de meios – seja controlado por entidades gestoras independentes, as quais submeteriam os resultados apurados anualmente à FIA, para informação desta última. Em troca disso, as equipes da FOTA comprometer-se-iam a ajudar as novas equipes nos seus primeiros passos na F1, oferecendo motores a custos reduzidos e assistência técnica.
“Não encontramos qualquer razão para que um sistema baseado na verificação objetiva de cumprimento (dos limites orçamentários) não seja aceito por todas as partes”, concluíram as equipes.