Todas as formações da Associação de Equipes de Fórmula 1 (FOTA) submeteram a sua inscrição para o Mundial de 2010, com as equipes, no entanto, a condicionarem a sua participação mediante a criação de um novo Pacto da Concórdia.
A FOTA sublinha que a participação das equipes que compõem aquela entidade – com exceção da Williams, que optou por se inscrever de forma isolada – no Mundial de 2010 depende de um acordo quanto a um novo Pacto da Concórdia, o qual deverá ser concluído até dia 12 de junho, mas também da manutenção das regras deste ano, mais as adendas propostas pela FOTA.
“Todas as equipes da FOTA entregaram hoje a sua inscrição para o Mundial de Fórmula 1 tendo em conta que para todas as equipes da FOTA possam competir durante a temporada 2010 numa base regulamentar idêntica e que sejam todas aceites em conjunto”.
“A renovação do Pacto da Concórdia irá oferecer segurança para o futuro do esporte, ao ligar todas as partes numa relação formal que assegure a estabilidade governativa”, lê-se numa declaração da FOTA, acrescentando que as regras “têm de ser idênticas para todos os competidores e modificadas de acordo com as propostas que a FOTA submeteu a FIA”.
A FOTA confirmou, ainda, que todos os seus membros se comprometeram a longo-termo com o campeonato e que irão continuar procurando medidas para reduzir os custos da modalidade: “todas as equipes concordaram unanimemente em novas ações para reduzir substancialmente os custos da competição no campeonato nos próximos três anos”.
Resta, agora, saber se a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) e o seu presidente, Max Mosley, irão aceitar esta inscrição condicional e as suas medidas propostas.