Bridgestone, fornecedora oficial de pneus da Fórmula 1, anunciou a alocação de compostos para as próximas cinco etapas da temporada 2009.
Neste ano, o retorno dos pneus slick à Fórmula 1 depois de onze temporadas sem a sua presença tem sido um ponto significantemente citado. A nova filosofia de alocação da Bridgestone de ter uma diferença mais significante entre os dois compostos de pneus trazidos a cada corrida – com os compostos diferindo em rigidez da borracha e janela de trabalho em relação à temperatura – tem sido um grande fator de emoção.
A Bridgestone também estreará um novo composto de pneu intermediário no GP de Mônaco, e este pneu será usado pelo restante da temporada. Este novo composto é mais macio do que anteriormente, e é desenhado para compensar alguma perda de tração aerodinâmica em condições molhadas, graças às mudanças nos pacotes aerodinâmicos dos carros para 2009.
Ambas as alocações de pneus macios tem que ser usadas em cada corrida, ao menos que pneus intermediários ou de chuva sejam usados, significando que os competidores precisam encontrar a melhor estratégia para utilizar o potencial de ambos os pneus. O significado da distinção entre os dois compostos no evento é feita com uma faixa pintada na lateral dos pneus mais macios em uma corrida. Verde é a cor escolhida para mostrar o apoio da Bridgestone à campanha da FIA ‘Make Cars Green’.
Veja os compostos selecionados para as próximas cinco etapas:
GP da Espanha: macio e duro
GP de Mônaco: supermacio e macio
GP da Turquia: macio e duro
GP da Inglaterra: macio e duro
GP da Alemanha: supermacio e médio