Nova regra do Safety Car será implementada em 2009

A atual controversa regra do Safety Car será eliminada no final desta temporada. Foi acordado para reverter ao antigo sistema, onde o pit-lane continuará aberto para reabastecimento, mesmo imediatamente depois da entrada do Safety Car na pista.

O recente GP de Cingapura revigorou a discussão sobre a regra atual, depois de Fernando Alonso e Nico Rosberg terminarem em primeiro e segundo principalmente graças a maneira em que a regra pode afetar a ordem da corrida.

É esperado que, para acompanhar o sistema de 2009, os pilotos terão de aderir a um tempo de volta mínimo, enquanto diminuem após a entrada do Safety Car na pista, como eles já têm treinado várias vezes em treinos livres deste ano.

Os pilotos serão alertados sobre a saída do carro por uma luz amarela em seu cockpit, e têm apenas cinco segundos para reconhecer o aviso e apertar um botão. Isto é possível graças a um sistema do ECU padronizado.

As novas regras são uma melhoria, mas não perfeitas, segundo Beat Zehnder, dirigente da BMW, disse à ‘Auto Motor und Sport’.

“Se na hora da corrida você já tiver passando os boxes será um problema, porque você terá que fazer uma volta completa. Mas pelo menos as regras previnem você de perder posições ou tempo contra seus oponentes imediatos.”, disse.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.