Naquela que foi a sexta corrida da temporada e da sua curta carreira, Lewis Hamilton venceu o GP do Canadá. Fernando Alonso esteve um pouco desastrado ao longo da corrida, tendo igualmente um pouco de azar com o momento de entrada do primeiro safety car. O espanhol acabou terminando em 7º.
Hamilton comentou a sua corrida: “Depois disto estou em outro planeta. Simplesmente não consigo encontrar as palavras para descrever o que sinto depois da minha primeira vitória na F1. A equipe fez um trabalho fantástico e eu estou muito feliz por fazer parte da família da McLaren. Fiz uma largada razoável: nada de especial mas consegui sair bem da primeira curva, e enquanto as coisas estavam movimentadas atrás de mim, consegui manter a calma e manter-me concentrado. Obviamente estou satisfeito pelo fato do meu bom amigo Robert estar bem depois do seu acidente. Parecia que cada vez que eu abria uma vantagem, o safety car vinha para a pista e eu tinha que começar tudo de novo. Só a algumas voltas do final é que percebi que a vitória estava ao meu alcance, e comecei a notar coisas como os fãs a aplaudirem, e quando passei a linha de chegada foi incrível. Agora tenho que me manter concentrado e continuar o bom trabalho. Até o momento, tem sido um início incrível da minha carreira na F1, mas sei que há uma temporada dura à nossa frente. Finalmente tenho que agradecer a toda a equipe McLaren e à Mercedes-Benz por todo o árduo trabalho que eles têm feito no carro. É um prazer incrível de pilotar e de fazer parte de um conjunto vencedor.”
Alonso comentou: “Penso que foi uma corrida estranha com o safety car vindo para a pista tantas vezes, o que hoje deu vantagem ao Lewis e desvantagem para mim. Entrei nos boxes pela primeira vez na volta 24, pois não tinha mais combustível, então não podia fazer nada. Foi uma pena pois isto levou a uma penalização de dez segundos. Infelizmente as regras são assim, mas não tinha alternativa a não ser parar na pista sem combustível. Depois disso tive que forçar ao máximo, pois estava preso no meio do pelotão, e quando forçamos ao máximo, algumas vezes acabamos saindo da pista, mas naquela altura não havia nada a perder. Apesar de ter sido uma corrida difícil para mim, estou satisfeito pela equipe, pelo fato de termos conseguido pontos importantes, pela primeira vitória do Lewis e pelo fato do Robert estar bem. Espero, na próxima semana, ter um pouco mais de sorte no GP dos EUA. Pelo menos posso sair de Montreal com mais dois pontos que o Massa.”