Ron Dennis admitiu que a McLaren decidiu previamente que Fernando Alonso iria vencer o GP de Mônaco. O chefe da McLaren afirmou que foi frustrante ter que tomar esta decisão, mas a possibilidade de uma situação de safety car exigiu uma mudança de estratégia.
“Foi um resultado fantástico para a equipe”, disse Dennis. “Tanto o Fernando como o Lewis conduziram muito bem, e responderam muito bem ao desejo da equipe de trazer os carros até ao fim naquela que foi uma dobradinha memorável, e a 14ª vitória da equipe no Principado. Contudo há algum desapontamento devido às diferentes estratégias que tivemos que seguir para enfrentar a possibilidade de uma situação de safety car, algo que aconteceu quatro vezes nos últimos cinco anos. Consequentemente, acabamos por decidir qual dos dois pilotos da equipe chegaria à vitória.”
Lewis Hamilton forçou ao máximo ao longo da corrida para permitir que a sua estratégia de uma parada lhe desse a liderança, mas a equipe alterou a estratégia para duas paradas.
“Depois de completada a primeira rodada de paradas, alteramos a estratégia do Lewis de uma parada para duas, e ao mesmo tempo reduzimos o ritmo dos dois carros para conservar os pneus. Como equipe gostaríamos de competir, mas este circuito requer uma abordagem disciplinada, e em resultado disso podemos sair de Mônaco com o máximo número de pontos.”