Por Victor D. Berto
O espanhol Fernando Alonso venceu pela primeira vez correndo pela McLaren, o GP da Malásia. A segunda posição ficou com o inglês Lewis Hamilton, companheiro de Alonso. O finlandês Kimi Raikkonen, da Ferrari, completou o pódio malaio.
O alemão Nick Heidfeld, da BMW, conseguiu ficar entre as duas maiores equipes da atualidade e completou a prova na quarta posição. O brasileiro Felipe Massa, companheiro de Raikkonen, ficou com a quinta posição.
Logo na largada, Alonso teve o lado de dentro da pista e então conseguiu ultrapassar Massa na primeira curva, trazendo junto com ele Hamilton. Depois disso, durante seis voltas, o brasileiro lutou com o inglês, ultrapassando e tomando o troco, até perder o controle de seu carro, sair da pista e perder algumas posições.
A partir daí, vimos uma corrida apática entre os primeiros colocados. Nem Raikkonen, nem Massa, obtiveram sucesso em suas estratégias de paradas e não conseguiram conquistar nenhuma posição nos boxes. O finlandês no final da prova encostou em Hamilton, mas não arriscou a ultrapassagem. Massa conseguiu aproximar-se de Heidfeld, mas também não teve sucesso.
Os italianos Giancarlo Fisichella, da Renault, e Jarno Trulli, da Toyota, completaram a etapa com a sexta e sétima posições, respectivamente. O finlandês Heikki Kovalainen, companheiro de Fisichella, não obteve um bom resultado na primeira etapa, mas desta vez conseguiu manter uma boa média e completar a prova na oitava posição.
Rubens Barrichello, da Honda, conseguiu completar a prova na 11ª posição, lugar classificado como bom para muitos que vêem a equipe japonesa como “carta fora do baralho”, depois de um carro mal nascido.
Alonso e Hamilton comemoraram muito a dobradinha conquistada pela equipe, quebrando um jejum de mais de uma temporada sem vitórias.
Confira o resultado do GP da Malásia:
1) Fernando Alonso (ESP/McLaren)
2) Lewis Hamilton (ING/McLaren)
3) Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari)
4) Nick Heidfeld (ALE/BMW)
5) Felipe Massa (BRA/Ferrari)
6) Giancarlo Fisichella (ITA/Renault)
7) Jarno Trulli (ITA/Toyota)
8) Heikki Kovalainen (FIN/Renault)
9) Alexander Wurz (AUT/Williams)
10) Mark Webber (AUS/Red Bull)
11) Rubens Barrichello (BRA/Honda)
12) Jenson Button (ING/Honda)
13) Takuma Sato (JAP/Super Aguri)
14) Scott Speed (EUA/Toro Rosso)
15) Ralf Schumacher (ALE/Toyota)
16) Anthony Davidson (ING/Super Aguri)
17) Vitantonio Liuzzi (ITA/Toro Rosso)
18) Robert Kubica (POL/BMW)
OUT) Nico Rosberg (ALE/Williams)
OUT) David Coulthard (ESC/Red Bull)
OUT) Christijan Albers (HOL/Spyker)
OUT) Adrian Sutil (ALE/Spyker)