O “Estreante do Ano” da IndyCar Series, Marco Andretti, experimentará um carro de Fórmula 1 pela primeira vez graças à Honda Racing F1 Team. Ele participará dos testes da equipe em Jerez na próxima semana.
A equipe convidou Marco para pilotar seu carro de 2006, o RA106, na sexta-feira, 15 de dezembro, o último dia dos testes programados. O convite é um reconhecimento às realizações do piloto na temporada deste ano da IndyCar Series em um carro com motor Honda. O corredor de 19 anos recentemente completou sua primeira temporada na IndyCar Series, pilotando pela Andretti Green Racing o carro n.º 26, patrocinado pela NYSE. Um soberbo ano de estreante viu Marco terminar em segundo lugar as 500 Milhas de Indianápolis de 2006, conquistar sua primeira vitória na categoria, no Grande Prêmio de Sonoma da Indy, e terminar a temporada no sétimo lugar geral do campeonato de pilotos. Marco foi ainda agraciado com o Bombardier Rookie of the Year Award e o Rising Star Award.
Marco é filho do dono da equipe bicampeã da IndyCar Series e ex-campeão da CART Michael Andretti e neto da lenda do automobilismo Mario Andretti. Ele também é companheiro de equipe, na Andretti Green Racing, do brasileiro Tony Kanaan (que também teve a experiência de pilotar um carro de F1 da Honda, em dezembro de 2005) do escocês Dario Franchitti e de Danica Patrick.
Marco vai juntar-se à Honda Racing F1 Team em Jerez para o teste final de 2006, à medida que a equipe continua seu programa de desenvolvimento de inverno e avaliação dos novos pneus Bridgestone Potenza e se prepara para o lançamento do novo RA107, no começo do próximo ano.
Marco Andretti comentou: “Estou emocionado que a Honda tenha-me oferecido esta oportunidade incrível. 2006 foi um ano de estréia fantástico para mim na IRL e mal posso esperar para brigar pelo campeonato na próxima temporada. No entanto, como seria de se esperar de qualquer piloto de competição, quando a Honda me ofereceu uma chance de pilotar, eu a agarrei com ambas as mãos – sem hesitação! Eu só posso imaginar que experiência incrível isso vai ser e eu só quero ir com calma e aproveitar cada momento.”
Gil de Ferran, diretor esportivo da Honda Racing F1 Team, declarou: “Estamos muito satisfeitos em ter Marco conosco em Jerez na próxima semana, em suas primeiras voltas em um carro de Fórmula 1. Marco fez uma primeira temporada impressionante na IndyCar Series, já causando um grande impacto com pouca idade. Como parte da grande família da Honda Racing, será um grande prazer para nós dar-lhe a chance de sua primeira experiência com um Fórmula 1.”