A Stock Car Pro Series viveu um sábado (5) emocionante de definição do pole position da sexta etapa da temporada 2023. O Autódromo Velocitta, em Mogi Guaçu, no interior de São Paulo, viu a estrela de Ricardo Zonta (Toyota Corolla da RCM Motorsport) brilhar pela terceira vez em três anos. Pole em 2021 e 2022 em um dos mais belos circuitos do Brasil, o curitibano repetiu a dose com uma volta implacável e imbatível na fase final da sessão ao virar 1min30s066, marcando assim sua sexta pole na Pro Series e a terceira somente no Velocitta, onde venceu também duas vezes.
Zonta levantou o Troféu Pole Position Snapdragon pela primeira vez na atual temporada e creditou a conquista à equipe RCM em razão da compreensão do comportamento dos novos compostos entregues pela Hankook, fornecedora oficial de pneus da Stock Car. “É muito importante esse troféu porque mostra o trabalho da equipe e o carro que a gente desenvolveu neste fim de semana. Todo mundo sabe que temos um composto mais mole do pneu, então tivemos de trabalhar muito no acerto do carro, e tá aí. Pole position muito merecida para a equipe”, disse o dono do carro #10.
O tempo registrado por Zonta, vencedor da última corrida até então disputada no campeonato, no mês de julho em Interlagos, foi apenas 0s097 mais rápida que o segundo colocado, Sergio Jimenez, com o Corolla da Scuderia Chiarelli. É o melhor grid do piloto nascido em Piedade (SP) nesta temporada.
Jimenez destacou o trabalho realizado pela equipe liderada por Carlos Chiarelli e ressaltou: resultado deste sábado poderia ter sido ainda melhor. “Estou muito contente. Primeiro, quero agradecer à equipe. Estamos indo para o terceiro ano juntos. Não foi fácil, desde o começo. Estamos tendo boas performances, mas ainda sem conseguir entregar o resultado final. Nosso fim de semana começou muito mal, mas com paciência, trabalho e análise, conseguimos evoluir do lado certo com pequenos detalhes. Acho até que faríamos a pole, mas tínhamos combustível somente para uma volta rápida. Amanhã vamos lutar pelo pódio e pela vitória. Estou bem confiante”, vibrou.
A terceira colocação no grid ficou com Gianluca Petecof. O jovem de 20 anos avançou pela primeira vez ao Q3 em sua jornada como piloto da Stock Car. O dono do Toyota Corolla #101 da Full Time Sports viveu um drama na primeira fase da classificação e por muito pouco, exatos 0s072, não foi eliminado da sequência da sessão. Mas, em seguida, o paulistano virou o jogo, marcou a volta mais rápida do Q2 e entrou de vez na briga pela pole, garantindo sua melhor posição em grid na categoria.
“Estou feliz demais e aliviado também, ainda mais depois do Q1. Deu ‘na risca’ para passar, e depois o restante da classificação foi muito bom para nós. Primeiro tempo no Q2, recuperando o ritmo que temos, e faltou um pouco para brigar pela pole, mas o terceiro lugar está excelente, meu primeiro Q3 na Stock Car, então é muito bom”, descreveu Petecof.
Rubens Barrichello (Corolla da Mobil Ale) também esteve entre os postulantes à pole no Velocitta. Duas vezes vencedor na pista interiorana, o bicampeão vai dividir com Petecof a segunda fila do grid, enquanto o filho e companheiro de equipe Dudu Barrichello partirá do sexto lugar, logo atrás de Guilherme Salas (KTF), que posicionou o único Chevrolet Cruze entre os seis primeiros colocados do grid.
Empate triplo no Q2 — Entre os quatro melhores posicionados no campeonato, quem vai largar mais à frente no grid em Mogi Guaçu neste domingo é Cesar Ramos (Ipiranga Racing). O gaúcho registrou 1min30s477, exatamente o mesmo tempo aferido por Daniel Serra (Eurofarma RC), terceiro colocado na temporada, e Rafael Suzuki (Pole Motorsport). Entretanto, Ramos levou a melhor no critério de desempate por ter feito primeiro a marca e vai largar em décimo.
Vice-líder do campeonato, Gabriel Casagrande (A.Mattheis Vogel) abre a etapa deste domingo na 18ª colocação do alinhamento inicial, duas posições à frente de Thiago Camilo (Ipiranga Racing), líder da tabela de 2023 com 151 pontos, contra 134 de Casagrande.
Domingo de emoção no Velocitta — A Stock Car completa sua primeira metade do campeonato em um domingo que promete ser muito quente dentro e fora da pista. A Corrida 1 terá largada às 11h30, com a segunda prova iniciando às 12h10.
