Zonta acerta volta voadora e consegue pole-position para Stock Car no Velocitta

Ricardo Zonta foi o nome da classificação da Stock Car no Velocitta. Na tomada de tempos realizada neste sábado (5), o piloto mostrou conseguiu deixar os adversários para trás para conseguir a primeira pole-position da temporada 2023.

Para a tomada de tempos da quente e ensolarada tarde de Mogi Guaçu, os pilotos seriam divididos em dois grupos na primeira fase para tentarem se colocar entre os 15 mais rápidos. Na parte seguinte, deveriam fazer os seis melhores tempos para, então, tentar brigar pela pole-position.

Q1

Boxes abertos e os pilotos do Grupo 1 foram liberados para anotar as melhores voltas para tentar se colocar entre os 15 mais rápidos da primeira fase. Como de costume, os primeiros instantes são reservados para as voltas de instalação.

Cacá Bueno, Átila Abreu, Digo Baptista, Sergio Jimenez e o estreante Antonio Junqueira eram os primeiros pilotos que conseguiram anotar marcas e se colocar dentro do top-5 momentâneo.

Dudu Barrichello, que em em bom desempenho durante o final de semana, se colocou na primeira colocação da tabela com pouco mais de 1min para o encerramento. Na sequência, foi superado por Jimenez.

Com a aproximação do encerramento do primeiro grupo, os tempos vinham despencando no Velocitta. Restando apenas segundos, Junqueira era o piloto que estava na zona de eliminação, enquanto Jimenez era o mais rápido.

Encerrada a primeira leva de competidores, Sérgio avançou como o mais rápido do grupo, seguido por Dudu, Átila, Khodair e Gianluca Petecof completando os cinco mais rápidos.

Bandeira verde e os pilotos já estavam com pista abertas para acelerarem no Velocitta. Dessa vez, Thiago Camilo, atual líder da classificação, também ia acelerar.

Desse segundo grupo, Nelsinho Piquet foi o primeiro a se colocar entre os nomes da primeira leva, mas não era suficiente para avançar para o o Q2. O tempo a ser batido era de 1min31s634 anotado por Lucas Kohl, 15º colocado.

Então, perto do final, Guilherme Salas saltou para a primeira colocação e terminou o Q1 como o mais veloz do pelotão todo da Stock Car. Cesar Ramos, Felipe Fraga, Ricardo Maurício, Rubens Barrichello, Zonta, Suzuki foram nomes do segundo grupo que também conseguiram avançar.

Por outro lado, os pilotos que não passaram foram Rossi, Nelsinho, Casagrande, Digo Baptista, Camilo, líder da classificação, Foresti, Julio Campos, Kanaan, Bueno, Gomes, Massa, Elias, Navarro, Khol e Junqueira.

Q2

Agora, os 15 pilotos que conseguiram fazer tempo suficiente para entrar no Q2 teriam um novo desafio: fazer as seis melhores voltas para tentar brigar pela pole-position.

Boxes abertos e os pilotos demoraram a deixar o pitlane. O primeiro a sair da área das garagens para dar as primeiras voltas foi Jimenez. Para esta parte, os pneus precisariam de mais aquecimento.

Faltando pouco menos de 4min no cronômetro para o final da fase, os tempos aos poucos vinham aparecendo na tabela. Khodair fez o melhor terceiro setor e com a marca de 1min30s408, colocou seu nome na ponta da tabela.

Khodair, Ramos, Di Mauro, Átila, Dudu Barrichello e Suzuki eram os seis pilotos que conseguiam passar provisoriamente. Mas as coisas vinham mudando rapidamente a medida que os giro iam sendo completados e a sessão se aproximava do fim.

Com 1min30s251, Dudu conseguiu se catapultar na primeira posição, mas logo Zonta e na sequência Petecof conseguiram deixar o piloto em terceiro. Salas, Rubinho e Jimenez vinham no top-6.

Sérgio, então, quando vinha em mais uma volta rápida, desacelerou no setor 3, desistiu da volta e entrou nos boxes em aparente problema.

Fraga, Khodair, Maurício, Ramos, Serra, Suzuki, Felipe Baptista, Di Mauro e Átila foram os nomes que não conseguiram passar para o Q3.

Q3

Petecof, Zonta, Dudu Barrichello, Salas, Rubinho e Jimenez foram os seis pilotos que tiveram sucesso e avançaram para brigar pela pole-position da sexta etapa da temporada 2023 da Stock Car.

O sol brilhava forte e as temperaturas estavam bastante altas nessa fase final da classificação. O termômetro marcava 26ºC, enquanto o asfalto estava em impressionantes 48ºC e o vento soprava a 4km/h.

Cronômetro rodando e os pilotos estavam nos últimos minutos para a briga pela posição de honra do grid. Em seis etapas, o pole em Velocitta seria o sexto diferente do campeonato.

Salas foi o primeiro a fechar volta rápida, mas Rubinho vinha para bater a marca fazendo setor 1 roxo e baixando o tempo no setor 2. Completando o giro, o competidor ficou em primeiro, seguido pelo filho Dudu.

E com 1min30s163, Jimenez conseguiu deixar todos os pilotos param trás e conseguiu a pole provisória. Petecof se colocou em segundo, mas com volta 0s097 mais rápido, Zonta saltou para o primeiro posto.

Quando estava em uma das suas últimas tentativas, Rubinho levou um susto. O piloto vinha rápido, mas pegou o trecho de terra e rodou sozinho, abortando a volta. Mas o piloto conseguiu abrir sua última tentativa.

Fim de treino e quem ficou com a pole-position foi Zonta. Jimenez, Petecof, Rubinho, Salas e Dudu Barrichello completam as três primeiras filas de largada da corrida 1 do domingo.