As atividades de pista para a Grande Final da Stock Car foram abertas nesta sexta-feira em Interlagos com alta temperatura e condições de aderência bastante desafiadoras no traçado paulistano.
Com todos buscando os melhores acertos para a tomada de tempo, prevista para este sábado, o trio da Shell esteve entre os dez melhores nas duas sessões livres. Pela manhã, Átila Abreu cravou o sétimo tempo com o Chevrolet Cruze #51. Na sessão da tarde, os outros dois pilotos da maior patrocinadora do esporte a motor no mundo terminaram entre os dez, com Galid Osman em sexto e Ricardo Zonta em nono.
Apesar do desempenho satisfatório nas folhas de tempos, Galid foi o único que saiu realmente contente após as duas sessões. Tanto Átila quanto Zonta acreditam em avanços neste sábado. O piloto sorocabano observou que seu carro não entregou de pneus novos o melhor equilíbrio, enquanto o paranaense frisou que a temperatura elevada e as condições do asfalto dificultaram a linha de trabalho da equipe Shell-RCM para achar o setup ideal para o fim de semana.
Neste sábado eles terão mais uma oportunidade para ajuste fino do equipamento, antes da classificação. A Stock Car tem um shakedown de 10 minutos marcado para 13h20. A outra atividade do dia é o quali, com início às 14h40 e transmissão ao vivo pelos canais Sportv.
A rodada dupla que decide o título de 2022 tem início previsto para 13h de domingo, com transmissão da Band e Sportv.
O que eles disseram:
“Dia de muito trabalho! Nossos pneus velhos eram muito velhos, então tivemos um desempenho animador nessas condições. No treino que todos passaram pneu a diferença foi maior. Testamos algumas coisas no carro e na hora de passar pneu foi em um setup que não gostei. O Galid estava competitivo e vamos coletar algumas informações para estar bem no quali amanhã.”
Átila Abreu
“Estamos em uma fase muito boa em questão de velocidade. Nas últimas corridas consegui terminar os treinos entre os seis melhores. Estou feliz, sabia que aqui o carro seria competitivo. Amanhã temos tudo para repetir a boa performance e brigar pelo Q3.”
Galid Osman
“A temperatura e a pista estão bem difíceis, estamos tendo que adaptar bastante o carro e ainda falta bastante para conseguir achar o melhor caminho. O P9 de agora ainda não me deixa satisfeito, então vamos trabalhar ainda mais, pois a classificação em Interlagos é muito importante.”
Ricardo Zonta
