Temos potencial para conquistar o título, crava Ricardo Zonta

Quando se trata de experiência e bagagem no automobilismo, poucos pilotos da Stock Car Pro Series têm a trajetória de Ricardo Zonta. Em termos de títulos, o paranaense foi campeão da antiga F-3 Sul-Americana (1995), da Fórmula 3000 Europeia (1997), do Mundial FIA GT, com a Mercedes (1998), da World Series Nissan (2002), tem 36 GPs no Mundial de Fórmula 1 (entre 2000 e 2004) e se destacou nas icônicas 24 Horas de Le Mans e de Daytona. Na Stock Car desde 2007, Zonta já tem oito vitórias conquistadas, além de cinco poles e 31 pódios. O título, portanto, segue sendo seu maior objetivo na principal categoria do automobilismo na América do Sul.

“É um título que venho lutando muito para conquistar, e seria bem importante para mim, pois sempre consegui ser campeão nas categorias por onde passei até chegar à Fórmula 1. Temos nos dedicado muito e buscado fazer um trabalho perfeito”, disse o piloto, que completa 47 anos no próximo dia 23 de março.

O curitibano terminou a temporada do ano passado na quinta posição e lamentou por não ter conseguido se colocar entre os finalistas de 2022. “Algumas situações fizeram com que perdêssemos pontos bem importantes na temporada passada. Na corrida de Santa Cruz do Sul, aquele fato lamentável do acidente com o box aberto, em que eu liderava a corrida, nos descredenciou na briga pelo título. Portanto a ideia é, sim, conquistarmos o campeonato nesse ano, e sabemos que temos potencial para isso”, declarou.

Aliança de sucesso — Ricardo Zonta vai para seu quarto ano correndo pela RCM, equipe coirmã da Eurofarma-RC e que tem Marcel Campos como comandante. Na visão do experiente piloto, a parceria com a equipe sediada em Pinhais, que já rendeu quatro vitórias e 18 pódios, é fundamental para que o tão sonhado título possa virar realidade.

“Estou muito feliz em correr na RCM. Temos uma parceria duradoura e muito forte, em que o trabalho liderado pelo Marcel e nossos resultados têm se convertido em pole e vitórias. Acredito que as coisas dão certo onde todos buscam o mesmo objetivo, e esse é o nosso caso. Todos os integrantes têm muita dedicação e amor pelo que fazem”, exaltou.

Zonta sabe que para ser campeão na Stock Car é fundamental estar regularmente entre os primeiros lugares. “Quero iniciar a temporada competitivo e com grandes resultados e isso, com certeza, precisa se converter em poles e vitórias para buscarmos as primeiras colocações na tabela de classificação. Em relação aos novos pneus — da nova fornecedora da Stock Car, a sul-coreana Hankook Tire — é difícil analisar, não temos dados suficientes, será novidade para todos, então o trabalho e as horas de pista farão a diferença tanto em termos de performance como também em constância na corrida”, finalizou o dono do Toyota Corolla #10.

A temporada 2023 da Stock Car está marcada para começar em 2 de abril com a disputa da etapa de Goiânia, no Autódromo Internacional Ayrton Senna.

Ricardo Zonta
Idade: 46 anos (23/03/1976)
Nascido em: Curitiba (PR)
Estreia: 6 de maio de 2007, Curitiba (PR)
Número: 10
Vitórias: 8
Poles: 5
Pódios: 31
Voltas mais rápidas: 13
Corridas: 255
2022: 5º colocado na Stock Car
Equipe: RCM Motorsport
Sede: Pinhais (PR)
Chefe: Marcel Campos