Gaúcho de apenas 18 anos, Arthur Gama é uma das revelações e faz parte do grupo de oito ‘rookies’ na temporada 2023 da Stock Series. E o debute do porto-alegrense na categoria de acesso à Stock Car tem sido marcado por muitos desafios e aprendizado. O maior deles, elenca o competidor da Garra Racing, é sobre a adaptação ao carro, bastante diferente de tudo o que Gama já teve a oportunidade de acelerar. E em meio à adaptação cada vez maior à Series, Arthur conseguiu encaixar resultados importantes, como três pódios na classificação geral, além de três vitórias entre os novatos nesta primeira parte do campeonato.
Arthur entende que cada etapa vivida nesta temporada é parte de um processo de crescimento para alguém que almeja chegar ao grid da Pro Series nos próximos anos. “Estou bem feliz com minha evolução. É um carro que tive algumas dificuldades em determinados pontos, mas minha confiança no carro está cada vez maior, estou cada vez mais competitivo e mais perto dos ponteiros a cada corrida”, salientou.
O estreante também falou sobre como tem renovado seu estilo de pilotagem para se encaixar ao carro da Stock Series. “Precisa de muita técnica quando você completa cada volta, e preciso tirar costumes que tinha em outros veículos e tentar focar na pilotagem dele. O maior desafio é, sem dúvidas, buscar essa adaptação”.
Um dos trunfos de Arthur Gama nesta temporada está dentro dos boxes da Garra. Tanto o gaúcho como a catarinense e companheira de equipe, Bruna Tomaselli, têm no experiente — e líder do campeonato —, Gabriel Robe, o grande exemplo para crescer na categoria.
“Ele me ajuda muito: tem muita experiência na categoria e no carro, é um dos principais caras que temos como referência, então aprendo. Como a Bruna é estreante na categoria, assim como eu, então estamos no mesmo patamar ali dentro”, explicou.
Uma luta entre amigos — Um dos destaques do ano na Series é a batalha pelo título dos ‘rookies’, que respondem por dois terços do grid. Os dois primeiros colocados, Mathias de Valle e Gama, estão separados por apenas 1 ponto (205 para Mathias contra 204 de Arthur). O gaúcho revelou que os dois têm uma amizade que nasceu graças ao esporte a motor.
“O Mathias é um cara que corro junto há alguns anos, desde a Turismo 1.4. E viramos grandes amigos. Com certeza, é uma disputa bem boa, como sempre foi. Somos ‘rookies’ que estamos andando super bem nos carros, e acredito que será assim até o fim”, disse.
Por fim, quando fala sobre os objetivos para a sequência da temporada, Gama tem os olhos voltados para a luta pelo título entre os estreantes e busca ir além na luta entre os pilotos mais experientes da Stock Series.
“A meta é focar o máximo agora para conseguir recuperar a ponta na disputa entre os rookies e ficar perto do Zezinho e do Robe, dois caras muito experientes, além de buscar ao máximo no desenvolvimento do carro, em termos também de ritmo e constância, para finalizar a temporada no mais alto nível possível. Acredito que até o fim do ano consiga lutar pela vitória no geral”, concluiu o piloto do carro #9 da Garra Racing Team.
A Stock Series acelera para a quarta etapa do campeonato entre os dias 15 e 17 de setembro no Velopark, em Nova Santa Rita (RS), na Região Metropolitana de Porto Alegre.
