‘Rookie’, Mathias de Valle revela surpresa com vitórias na Stock Series

Entre os oito ‘rookies’ que debutam nesta temporada 2023 da Stock Series, um deles chama a atenção. Mathias de Valle, de 21 anos recém-completados, não se destaca apenas pelos cabelos longos, mas principalmente pela forma como chegou à categoria de acesso à Stock Car e se adaptou de maneira bastante rápida depois de fazer a transição de carros de tração dianteira, como os da Turismo Nacional, para os potentes e pesados bólidos da Stock Series, de tração traseira.

Em nove corridas disputadas até agora na Series, o piloto da W2 Racing ProGP conquistou duas vitórias, ambas em corridas 3, nas etapas de Tarumã (RS) e Cascavel (PR). No Autódromo Internacional Zilmar Beux, De Valle escalou o topo do pódio pela segunda vez na temporada depois de um embate marcante contra um dos pilotos experientes do grid, Zezinho Muggiati, e o também ‘rookie’ Felipe Barrichello Bartz. Os três integram o time chefiado por Duda Pamplona e Serafin Jr.

Paulistano radicado em Goiânia, Mathias está em quinto lugar no campeonato, com 151 pontos. Entretanto, quando são contabilizados os resultados somente entre os ‘rookies’, De Valle está à frente do seu concorrente mais direto na luta pelo título dos novatos, embora pela diferença mínima. Apenas 1 ponto separa o dono do carro #16 do gaúcho Arthur Gama (Garra Racing Team), no placar de até agora 205 contra 204 pontos.

Ao falar sobre o que construiu até agora no campeonato, especialmente os triunfos alcançados, Mathias entende que sua performance superou as próprias expectativas. “Fiquei um pouco surpreso com essas minhas duas vitórias no geral na Stock Series nessa primeira metade do campeonato. Me preparei, desde o começo, para ganhar corridas, e trabalhei duro para obter o melhor resultado possível, mas me surpreendi por andar tão rápido em um grid repleto de pilotos muito bons”, disse.

“Foi uma primeira parte de campeonato muito disputada, com vários vencedores. Um campeonato muito apertado, onde consegui obter um ritmo de corrida bastante forte. Outra coisa que me surpreendeu foi a capacidade de brigar de igual para igual com os pilotos mais experientes”, ressaltou De Valle, que travou boas batalhas com nomes de bastante bagagem na Series, como Gabriel Robe, Zezinho Muggiati e Pietro Rimbano, primeiro, segundo e terceiro colocados da tabela de pontos, respectivamente.

A transição da Turismo Nacional para a classe de acesso à Stock Car também foi algo que chamou a atenção para Mathias. “Fiquei surpreso sobre como consegui me adaptar bem ao carro. Me senti super bem à pilotagem no veículo de tração traseira, e isso se mostra nos resultados, onde ganhei duas provas, o que é incrível”, sublinhou.

De olho em dois títulos — Mathias de Valle é só elogios para o que tem visto nos finais de semana de Stock Series em conjunto com a Stock Car, ambas categorias do rol de competições promovidas pela Vicar. “O evento é sensacional, com estrutura incrível. É uma honra poder participar deste evento, que é o melhor do Brasil”.

Feliz com o que conseguiu apresentar na primeira metade do campeonato, De Valle deixa claro que tem como principal foco ser o campeão entre os estreantes. Contudo, atualmente com 58 pontos atrás do líder do campeonato, Mathias vai além e projeta chegar no mês de dezembro, em Interlagos, como postulante ao título geral e também ao prêmio equivalente a R$ 2,5 milhões, que proporcionará ao campeão o orçamento para disputar a Stock Car em 2024.

“Meus objetivos são disputar e vencer o título de melhor ‘rookie’. E, depois dos resultados que obtive nesta primeira parte do campeonato, busco me manter em alta para, quem sabe, chegar à etapa final do campeonato em condições de buscar o título geral, mesmo sendo um estreante”, concluiu.

A temporada 2023 da Stock Series será retomada entre 15 e 17 de setembro com a rodada tripla no Autódromo Velopark, em Nova Santa Rita, na região metropolitana de Porto Alegre.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.