Não foi neste ano que Emerson Duda perdeu o título de “Rei de Fortaleza”. O paranaense venceu pela terceira vez consecutiva o Grande Prêmio Cegás, válido pela quinta etapa da temporada da Copa Petrobras Pick-up Racing, disputado no Autódromo Internacional Virgílio Távora, neste domingo (22/8). Com o resultado, Duda assumiu a liderança da competição, com quatro pontos de vantagem sobre o gaúcho João Campos, que chegou em terceiro, atrás de Nelson Bazzo.
Depois da bandeirada, renasceu a briga entre Campos e Duda, que já existe desde 2002, quando os pilotos começaram a disputar os títulos da Copa Petrobras Pick-up Racing. O tricampeão da categoria subiu no pódio revoltado, de cara feia, reclamando de toques dados por Duda na traseira de sua pick-up, durante as últimas voltas da prova. “Ele foi desleal e tentou me tirar da pista. Por isso, entrei com um recurso para que ele seja punido”, acusa Campos.
Duda rebate as acusações: “ele estava mais lento e tentou evitar a ultrapassagem a todo custo. Ou seja, ele não sabe perder e anda com um advogado à tira-colo para tentar ganhar o título no tapetão, como fez em 2003”, alfineta o atual líder do Campeonato.
Na largada, o pole position Nelson Bazzo foi ultrapassado por Campos, que largou em segundo. Emerson Duda conseguiu superar Milton Vianna e Marcel Wolfart, pulando da quinta para a terceira posição. A briga no pelotão intermediário, envolvendo Alessandro Da Cas, Kau Machado, Cláudio Ricci, Vianna e Wolfart, foi intensa na primeira metade da prova.
Aos vinte minutos de corrida os boxes foram abertos para a liberação do segundo cilindro de gás natural veicular – combustível que move as pick-ups. Durante a parada, as equipes trabalharam bem e as primeiras posições foram mantidas. João Campos se manteve na liderança com uma vantagem de 10 segundos sobre o segundo colocado, Nelson Bazzo, que enfrentou problemas na embreagem de sua Chevrolet S10 desde o início do Grande Prêmio Cegás.
Mas a tranqüilidade de Campos acabou com a entrada do Pace Car e o reagrupamento do pelotão. Mesmo se mantendo à frente na relargada, a Ford Ranger número 1, pilotada pelo tricampeão da categoria, começou a perder rendimento. Enquanto isto, Duda passou Bazzo e começou a pressionar o líder.
Em duas tentativas de ultrapassagem os maiores rivais da categoria (João Campos e Emerson Duda) se tocaram e quase foram para fora da pista. Mas, com carros cerca de um segundo mais rápidos, Duda e Bazzo superaram Campos e cruzaram a linha de chegada na frente do gaúcho, que ficou revoltado e entrou com um protesto pedindo a desclassificação do vencedor da etapa.
Os comissários desportivos da CBA presentes no circuito cearense consideraram normais os toques e mantiveram o resultado. Agora, Campos tem até cinco dias para decidir se manterá o processo, recorrendo ao Tribunal da Confederação Brasileira de Automobilismo.
Numa outra briga, bem mais calma, Nelson Bazzo conseguiu chegar na frente de Kau Machado e reassumir o terceiro lugar na classificação. “Mais uma vez tínhamos carro para vencer, mas as circunstâncias da corrida não estavam a nosso favor”, lamenta Bazzo. Por outro lado, Kau considerou o resultado satisfatório, tendo em vista a dificuldade de acerto de sua Ranger.
O vencedor da etapa de Caruaru, Alessandro Da Cas cruzou a linha de chegada em quarto lugar e se aproximou ainda mais dos líderes. Cláudio Ricci, Marcel Wolfart, Eduardo Heinen, Gustavo Sucolotti e Carlos Teixeira cruzaram a linha de chegada na zona de pontuação, completando os dez primeiros colocados da prova.
A próxima etapa – e próximo capítulo da novela Campos e Duda – prossegue no dia 12 de setembro no Autódromo de Guaporé, no Rio Grande do Sul. A Pick-up Racing conta com o apoio da Petrobras, CBA, Cilindros MAT, Pirelli e Binno.
GRANDE PRÊMIO CEGÁS
Resultado final
1 – Emerson Duda (PR) – RANGER Nº 12
2 – Nelson Bazzo (RS) – S10 Nº 0
3 – João Campos (RS) – RANGER Nº 1
4 – Alessandro Da Cas (RJ) – S10 Nº 73
5 – Kau Machado (PR) – RANGER Nº 7
6 – Cláudio Ricci (RS) – S10 Nº 50
7 – Marcel Wolfart (RS) – RANGER Nº 99
8 – Eduardo Heinen (RS) – S10 Nº 9
9 – Gustavo Sucolotti (MS) – S10 Nº 81
10 – Carlos “Cangaceiro” Teixeira (RS) – RANGER Nº 27
11 – Abramo Mazzochi (RS) – RANGER Nº 25
12 – Luiz Reis (SC) – RANGER Nº 8
13 – Flavio Marcílio (SP) – DAKOTA Nº 38
14 – Leo Parisotto (SC) – RANGER Nº 21
Pilotos que não completaram a prova:
Milton Vianna (PR) – S10 Nº 77
Franco Stedile (RS) – S10 Nº 4
Rogério Santos (PE) – RANGER Nº 17
Melhor volta da prova: João Campos – 1min28s061
Classificação da Copa Petrobras Pick-up Racing
Após 5 etapas
1 – Emerson Duda – 66 pontos
2 – João Campos – 62 pontos
3 – Nelson Bazzo – 47 pontos
4 – Kau Machado – 44 pontos
5 – Alessandro Da Cas – 35 pontos
6 – Marcel Wolfart – 22 pontos
Claudio Ricci – 22 pontos
8 – Eduardo Heinen – 19 pontos
9 – Flavio Marcílio – 18 pontos
Abramo Mazzochi – 18 pontos
11 – Milton Vianna – 17 pontos
12 – Franco Stedile – 12 pontos
13 – Luiz Reis – 8 pontos
14 – Gustavo Sucolotti – 7 pontos
15 – Carlos “Cangaceiro” Teixeira – 5 pontos
16 – Leo Parisotto – 2 pontos
17 – José Valentini – 1 ponto