A Copa Petrobras Pick-up Racing, primeira categoria do automobilismo mundial a utilizar o gás natural veicular (GNV) como combustível, chega a Fortaleza literalmente pegando fogo. Após mais uma emocionante e tumultuada etapa, realizada na semana passada em Caruaru (PE), a disputa pelo título da temporada 2004 está ainda mais acirrada. Quatro pilotos podem sair da capital cearense liderando a competição, que teve três vencedores diferentes nas quatro primeiras etapas do ano.
O Grande Prêmio Cegás acontece neste domingo, dia 22, no Autódromo Virgílio Távora, em Eusébio, Região Metropolitana de Fortaleza. A prova terá pelo menos sete pilotos com reais chances de vencer. Por enquanto, quem domina o circuito de 3 mil metros é o paranaense Emerson Duda, que venceu as duas etapas já realizadas pela categoria no Ceará.
A briga pelo título da atual temporada não está mais apenas entre o tricampeão da categoria, João Campos, e Emerson Duda. Agora, Kau Machado, Nelson Bazzo e até Alessandro Da Cas, que venceu a etapa de Caruaru, têm chances de desbancar a hegemonia de Campos na categoria. Mas o gaúcho já demostrou que, além de competência, está contando com um outro aliado para se manter na frente: a sorte.
Em Caruaru, Campos abandonou a prova e viu Duda assumir a liderança, já nas últimas voltas. Se vencesse, o paranaense sairia da pista pernambucana na liderança do Campeonato. Mas ele acabou rodando por causa da pista molhada e chegou na quarta colocação. O resultado manteve Campos na liderança com 50 pontos, quatro a mais que seu principal rival. “Todo campeão precisa de sorte e felizmente ela vem nos acompanhando”, resume Campos, que tenta solucionar o problema no sistema de GNV de sua Ranger para vencer em Fortaleza.
Duda lamentou o fato de deixar a liderança escapar quase no final da corrida, mas continua confiante. “Fiquei um pouco chateado, mas o resultado acabou sendo positivo. Sempre corremos bem em Fortaleza e isso me deixa confiante para voltar para casa liderando a competição”, aposta.
Os outros dois pilotos que estão de olho na liderança também acreditam num bom resultado. Kau Machado tem 36 pontos e está em terceiro na competição, graças à regularidade que vem mantendo nas provas. O piloto da Ranger 7 completou três das quatro etapas realizadas até agora na terceira posição. “Estou somando pontos importantes em praticamente todas as corrida, o que me deixa mais próximo dos líderes”, afirma.
Já Nelson Bazzo não está nada satisfeito com os 32 pontos somados até o momento. O gaúcho foi o pole position de todas as etapas deste ano mas não conseguiu vencer nenhuma. “O nosso carro está ótimo, só que infelizmente deixamos de vencer as duas últimas corridas por motivos que não tivemos culpa, mas que fazem parte do automobilismo”, define Bazzo, se referindo ao problema nos pneus na prova de Tarumã e ao acidente com Cláudio Ricci em Caruaru.
Aliás, a batida está rendendo “pano pra manga”. Os comissários desportivos da CBA puniram Ricci, que cruzou a linha de chegada em primeiro. Com isso, o gaúcho caiu para a décima posição. “Nunca fui punido nos meus 16 anos de automobilismo. Minha intenção era ultrapassar o Bazzo e não tirá-lo da prova. Com certeza eu tinha carro para vencer e a ultrapassagem seria inevitável, mas ele tentou me parar à força”, alfineta Ricci, que entrou com um recurso para reaver a vitória, que ficou com Da Cas, o segundo colocado na pista.
Bazzo, no entanto, alerta que Ricci está jogando dinheiro fora: “ele colocou duas rodas na grama para me passar. Não é assim que se ganha corrida. A vitória estava na minha mão e ele me tirou da pista. Não vai ganhar esse recurso nunca”, destaca. Com esse clima, o Grande Prêmio Cegás promete ser quente.
Mesmo sem poder chegar à liderança nesta corrida, Alessandro Da Cas chega a Fortaleza embalado pela vitória da última semana. O carioca venceu sua primeira prova na Copa Petrobras Pick-up Racing, mostrando porque foi considerado o piloto-revelação da temporada passada. “Foi como um sonho vencer em Caruaru. Espero continuar somando pontos e me aproximar dos líderes”, diz Da Cas, quinto colocado com 25 pontos.
Os ingressos para o evento deste domingo (22 de agosto), que além da corrida de pick-ups terá show de motos e distribuição de brindes para o público, estão à venda nos postos BR credenciados de Fortaleza por R$ 10,00. Quem levar um quilo de alimento não-perecível tem 50% de desconto. A Pick-up Racing conta com o apoio da Petrobras, CBA, Cilindros MAT, Binno e Pirelli.