Caruaru recebe quarta etapa

Temperatura alta fora e principalmente dentro da pista. Porém com um ingrediente inédito nas provas da Copa Petrobras Pick-up Racing: a instabilidade do tempo. De acordo com os principais centros de pesquisas meteorológicas, a região de Caruaru tem grandes possibilidades de pancadas de chuva durante o dia.

A capital do agreste pernambucano recebe no próximo domingo, dia 15, o Grande Prêmio Copergás, válido pela 4a etapa da Copa Petrobras Pick-up Racing, primeira categoria do mundo a utilizar o Gás Natural Veicular (GNV) como combustível.

A probabilidade de chuva aumenta a explicativa para a corrida, pois, em todas as vezes que a categoria utilizou o circuito a pista estava seca. Como o acerto dos carros é totalmente diferente na chuva, surpresas podem ocorrer.

Aliás, Caruaru já foi palco de grandes pegas entre as pick-ups Ford Ranger, Chevrolet S10 e Dodge Dakota. Um dos exemplos foi a prova realizada no ano passado – uma das mais emocionantes da categoria. O gaúcho João Campos e o paranaense Emerson Duda travaram um duelo eletrizante, que só foi definido após a parada nos boxes para liberação do segundo cilindro de GNV.

Duda ganhou a posição no pit stop e cruzou a linha de chegada na frente. A vitória do paranaense embolou o campeonato e, literalmente, “esquentou” ainda mais o clima entre os dois pilotos, que já tinham trocado acusações após uma batida que havia acontecido na etapa de Campo Grande (MS), um mês antes da prova de Caruaru.

Porém, para a etapa do próximo domingo, o clima está mais tranqüilo, apesar de a vantagem do líder (João Campos) sobre e Duda ser de apenas 14 pontos. “Não me preocupo com fatos que aconteceram no passado. Estou focado apenas no meu trabalho. Conseguimos resolver vários problemas que nos atrapalharam nas outras corridas e estamos indo para o Nordeste para vencer”, afirma o tricampeão.

Campos sabe que não terá vida fácil em Caruaru, mas a preocupação do gaúcho não se resume apenas ao desempenho de Duda. “Tenho pelo menos cinco adversários fortes, em condições de vencer a prova. Por isso procuro pensar apenas em estar preparado para fazer o meu trabalho da melhor maneira possível para não dar chances aos adversários”, ressalta Campos.

Duda também prefere não polemizar. O vice-líder da temporada acredita que pode repetir o desempenho de 2003 e vencer em Caruaru. A confiança vem dos bons resultados alcançados nos treinos realizados semana passada no Autódromo de Curitiba. “Testamos uma nova suspensão e os resultados foram excelentes”, avisa.

Diferente da temporada passada, a briga pelo título não se resume a Campos e Duda. O gaúcho Nelson Bazzo, que está invicto na disputa por pole positions neste ano espera conquistar sua primeira vitória. “Já está na hora de vencer. Provamos que a pick-up está em condições de brigar pelo título. Só precisamos de um pouco mais de sorte”, diz Bazzo.

Outros pilotos que têm mostrado bom desempenho mas ainda estão esbarrando na falta de sorte para vencer nesta temporada são os paranaenses Kau Machado e Milton Vianna.

Também têm boas chances de vitória em Caruaru o paulista Flávio Marcilio e os gaúchos Marcel Wolfart, Claudio Ricci e Abramo Mazzochi. Marcel é o caçula da categoria, mas já mostrou que pode incomodar os pilotos mais experientes. O segundo lugar conquistado na última etapa, realizada em Tarumã (RS), animou o garoto de 19 anos. “O resultado me deu mais confiança. Quero mostrar em Caruaru que isso não foi sorte ou mero acaso”, destaca Wolfart.

Mais uma atração para o público local será a participação de dois pilotos pernambucanos na prova. Carlos Teixeira correrá com a Ranger 27 e pretende conquistar seu primeiro pódio do ano correndo em casa. “Além de andar numa pista que conheço bem, estou com uma pick-up com um acerto bem melhor. Posso surpreender muita gente”, acredita Teixeira.

O outro anfitrião deve ser Rogério dos Santos, piloto que já disputou o Brasileiro de Marcas, Stock Car e Fórmula Fiat. Rogério está em negociações finais para correr com a segunda pick-up de João Campos, a mesma qua o gaúcho utilizou para conquistar o bicampeonato da Copa Petrobras Pick-up Racing.

Os ingressos para o Grande Prêmio Copergás já estão sendo vendidos nos postos BR credenciados de Recife e Caruaru, por R$ 10,00. Quem levar um quilo de alimento não-perecível ganha 50% de desconto na entrada. A Pick-up Racing conta com o apoio da Petrobras, CBA, Cilindros Mat, Pirelli e Binno.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.