Nem João Campos, nem Nelson Bazzo. Foi a vez do paranaense Emerson Duda vencer uma etapa da Copa Petrobras Pick-up Racing, que realizou o Grande Prêmio CEBGAS neste domingo, 13 de junho, no anel externo do Autódromo Internacional Nelson Piquet, em Brasília.
A superioridade dos modelos S10 não se confirmou na segunda prova do campeonato, mas o equilíbrio entre a pick-up da Chevrolet, a Dodge Dakota e a Ford Ranger foi constante. O estreante Cláudio Ricci terminou em segundo com a S10 número 50, seguido por Kau Machado, João Campos, que permanece na liderança da Copa Petrobras Pick-up Racing, e Nelson Bazzo.
Aliás, Bazzo só conseguiu se manter à frente nas cinco primeiras voltas. Falhas no motor fizeram o gaúcho perder posições e terminar em quinto. Com o resultado, ele cai para a quarta posição na tabela. Porém, a diferença entre ele e o líder é de apenas 7 pontos. Depois da etapa de Brasília, Campos soma 30 pontos, Emerson Duda é o vice-líder, com 26, Kau Machado o terceiro, com 24, Nelson Bazzo o quarto, com 23, e Cláudio Ricci já ocupa a quinta posição, com 15 pontos.
Logo na largada, o terceiro colocado Eduardo Heinen ultrapassou João Campos e assumiu a segunda posição. Outro que largou bem foi Marcel Wolfart, que saltou da nona para a quinta colocação. Mas um acidente envolvendo as pick-ups de Fausto Camacho, Franco Stédile e Flávio Marcílio ocasionou a entrada do Pace Pick-up.
Na relargada, Heinen rodou no final da reta e na volta para a pista quase acertou a lateral das pick-ups de João Campos e Cláudio Ricci, que já estava na quarta colocação. Emerson Duda, que vinha ganhando posições, encostou em Campos logo depois do gaúcho tricampeão da categoria ter sido ultrapassado por Ricci, na briga pela vice-liderança. Enquanto isso, Nelson Bazzo seguia firme na frente.
Aos poucos, Ricci e Duda se aproximaram, partiram para o “bote” e assumiram a ponta, com o paranaense na frente. A briga no pelotão intermediário estava tão intensa que, numa tentativa de ultrapassagem, Abramo Mazzochi, Marcel Wolfart e Kau Machado bateram. Mazzochi levou a pior e teve que abandonar a prova.
No pit stop para a liberação do segundo cilindro de gás natural veicular, Duda manteve a ponta, mas perdeu a vantagem que tinha com a entrada do Pace Pick-up. Nas últimas voltas, a corrida ficou ainda mais imprevisível, com Ricci em segundo, Campos em terceiro, Bazzo em quarto e Kau em quinto.
Problemas na suspensão atrapalharam João Campos, que terminou a corrida na quarta colocação. “O carro estava saindo muito de frente e não consegui terminar em terceiro. O resultado foi ótimo, considerando as condições do carro”, lamenta o líder.
O principal oponente de Campos nos dois últimos anos, Emerson Duda, que havia largado em sexto, teve seu momento de glória em Brasília. No alto do pódio, o paranaense conseguiu respirar aliviado, depois de um final de semana difícil. “Trabalhamos muito para acertar o carro para a corrida. Tive uma pick-up muito boa nas mãos e vencer era minha obrigação”, comemora Duda.
Mesmo depois do acidente na largada, Flávio Marcílio conseguiu terminar em sexto com a Dodge Dakota número 38. “Tinha um carro muito bom. A carenagem caída e a suspensão torta não me impediram de terminar a prova e quase subir no pódio”, destaca o paulista. Por não cumprir a penalização de Drive Trough por ter excedido a velocidade permitida nos boxes, Carlos Teixeira foi desclassificado.
O Grande Prêmio CEBGAS foi um teste muito severo para o gás natural veicular, combustível utilizado pelas pick-ups. “A temperatura estava muito elevada e os pilotos andaram o tempo todo com o pé cravado no acelerador, marcando uma média de aproximadamente 145 km/h. Isso comprova mais uma vez o bom desempenho do GNV”, avalia o gerente de tecnologia de gás natural da Petrobras, Antônio Luiz Fernandes dos Santos.
A próxima etapa do Campeonato acontece no dia 4 de julho, no Autódromo Internacional de Tarumã, no Rio Grande do Sul. A Pick-up Racing conta com o apoio da Petrobras, Confederação Brasileira de Automobilismo, Pirelli, Binno e Mat Cilindros.
Grande Prêmio CEBGAS – 2ª etapa
Copa Petrobras Pick-up Racing 2004
RESULTADO – após 27 voltas
1 – Emerson Duda (PR) – RANGER Nº 12
2 – Cláudio Ricci (RS) – S10 Nº 50
3 – Kau Machado (PR) – RANGER Nº 7
4 – João Campos (RS) – RANGER Nº 1
5 – Nelson Bazzo (RS) – S10 Nº 0
6 – Flavio Marcílio (SP) – DAKOTA Nº 38
7 – Eduardo Heinen (RS) – S10 Nº 9
8 – Marcel Wolfart (RS) – RANGER Nº 99
9 – Alessandro Da Cas (RJ) – S10 Nº 73
10 – Gustavo Sucolotti (MS) – S10 Nº 81
11 – Leo Parisotto (SC) – RANGER Nº 21
12 – Luiz Reis (SC) – RANGER Nº 8
13 – Franco Stedile (RS) – S10 Nº 4
14 – Fausto Camacho – RANGER Nº 17
15 – Abramo Mazzochi (RS) – RANGER Nº 25
Melhor volta da prova: Emerson Duda – 1min13s114
Desclassificação: Carlos Teixeira – piloto não cumpriu o Drive Trough