A capital do país recebe pela primeira vez neste fim de semana (12 e 13/06) uma etapa da Copa Petrobras Pick-up Racing, a categoria das pick-ups movidas a gás natural veicular, o famoso GNV. O palco do desafio será o anel externo do Autódromo Internacional Nelson Piquet, com 2.919 metros de extensão, onde a escuderia Avila Racing (Patrocínio: Resibril / Bottero / Apoio: Rodagás) aposta no desempenho da dupla paranaense Emerson Duda, de 25 anos, e Kau Machado, de 44 anos, para conquistar a primeira vitória na temporada 2004. A corrida de Brasília, válida pela 2ª etapa da temporada 2004, acontece neste domingo (13) a partir das 13h15min (Horários de Brasília) com transmissão ao vivo para todo o país pela TV Bandeirantes.
Para Kau Machado, terceiro colocado na tabela de classificação da competição, a prova de Brasília promete ser bastante disputada. “Vamos andar com o pé no acelerador praticamente em 90% do traçado. O motor e o acerto de suspensão são fundamentais para um circuito que é quase oval”, diz Kau.
Emerson Duda, Vice Campeão em 2002 e 2003, treinou forte na última terça-feira (08) na sua pista de testes, o Autódromo Internacional de Curitiba, e acredita que tem condições de conquistar um bom resultado em Brasília. “Tenho consciência das dificuldades que vamos enfrentar. Muita gente tem falado que o motor da Chevrolet S-10 vai fazer a diferença. Pode até ser, mas tem outros pontos que nós podemos trabalhar para equilibrar a disputa”, comenta Duda, que está bastante animado com o trabalho desenvolvido pela Avila Racing em Curitiba.
Segundo Duda, são vários pilotos que têm chances de conquistar a vitória, e por isso ele prefere manter cautela sobre o favoritismo da Avila Racing. “Depois da etapa de Curitiba, quando tive a caminhonete bastante danificada, a minha equipe trabalhou intensamente para deixar a pick-up pronta a tempo. A corrida de Curitiba é passado. A meta agora é conquistar um resultado positivo em Brasília. Não tenho outra alternativa que não seja subir no pódio”, revela o piloto que já está na capital federal organizando os últimos preparativos na sua Ford Ranger número 12.
Kau Machado, que também corre com uma Ford Ranger, ainda está em Curitiba negociando algumas cotas de patrocínio para a equipe, e desembarca em Brasília apenas na sexta-feira (11). “As dificuldades extra-pista atrapalham o nosso planejamento. Ainda faltam algumas cotas para serem negociadas, por isso estarei em Brasília só na sexta-feira. O meu objetivo é terminar a prova com mais um pódio”, diz.
A programação oficial no Autódromo Internacional Nelson Piquet tem início no sábado (12) com os três treinos oficiais com uma hora de duração cada. A primeira sessão terá início a partir das 09 horas (Horários de Brasília). À tarde, acontece a tomada de tempos onde cada piloto tem direito a duas voltas para registrar o melhor tempo. No domingo (13) a programação prevê um warm-up com 15 minutos de duração. A corrida, com 40 minutos de duração e parada obrigatória para o pit-stop, onde acontece a liberação do segundo cilindro de GNV, tem início às 13h15, com transmissão ao vivo da Band para todo o país, inclusive Brasília.