Daniel Landi pronto para o desafio no Rio

Nesta quinta-feira, a Stock Car Brasil instalou-se no Rio de Janeiro para realizar a quinta etapa da Stock Car V8 e a quinta e sexta etapas da Stock Car V8 Light, no Autódromo Internacional Nelson Piquet, um circuito de 4.933 metros localizado em Jacarepaguá. Para Daniel Landi (Avenir/DGABC/Peugeot Finance/Puma), piloto paulistano que ocupa a quarta posição do Campeonato Brasileiro da Stock Car V8 Light, com 48 pontos, será um fim de semana repleto de desafios. Vencedor naquele circuito com um Fórmula 3 Light, ele jamais o percorreu em um carro de turismo.

“É uma pista larga, curvas de alta e de baixa, um retão gigante, é muito legal. Vivi lá algumas das maiores emoções da minha carreira. Já conheço o traçado, mas não as reações do Stock Light ali”, diz o piloto, que chegou ao Rio nesta quinta-feira para acompanhar a equipe Carreira Motorsport nos preparativos para a rodada que começa com treinos nesta sexta-feira e terá uma corrida da Light no sábado e outra no domingo.

Dificuldade maior que as reações do carro na pista carioca, para ele, poderia ser calor forte. Mas o tempo está chuvoso nesta quinta-feira e a previsão é de temperaturas amenas e chuva no Rio de Janeiro na sexta-feira, um pouco menos no sábado e talvez não no domingo. “Se chover para mim, choverá para todo mundo. É pior, porque a tolerância a erros é muito menor. No seco, a tolerância é maior e a gente anda mais rápido. Na chuva, qualquer falha pode estragar tudo”, diz Daniel Landi.

Na categoria não há treinos fora das nove rodadas duplas. São três sessões livres por rodada, mais uma sessão de tomada de tempos para a definição do grid da prova de sábado, cujo resultado determina o grid de largada do domingo que, desta vez, começará com sessão matinal de warm-up (veja agenda completa abaixo). “Estou tranqüilo. Esta é minha temporada de aprendizagem em carros de turismo e de estréia na Stock Light. Minha meta é terminar as corridas na zona de pontuação”, afirma o piloto.

Antes de partir, ele colocou no seu site uma nova coluna, “Transmitindo Emoção”, em que conta como foi a experiência de pilotar o biposto da Fórmula Renault no Renault Speed Show by TIM, no último fim de semana, com a tarefa de levar convidados para conhecer a pista de Brasília. Um de seus passageiros foi o ministro do Esporte, Agnelo Queiroz, o mesmo que na festa da CBA lhe entregou o troféu de vice-campeão da Fórmula 3 Light 2002.