Neste fim de semana (22 e 23), no Autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhais, na região metropolitana da capital paranaense, as pick-ups Ford Ranger, Chevrolet S-10 e Dodge Dakota da Copa Petrobras Pick-up Racing entram na pista para a disputa da etapa de abertura da temporada 2004. Correndo no “quintal de casa”, a equipe paranaense Avila Racing (Patrocínio: Resibril / Bottero / Apoio: Rodagás), representada pelos pilotos curitibanos Emerson Duda, de 25 anos, Vice-Campeão em 2002 e 2003, e Kau Machado, de 44 anos, quarto colocado em 2003, é a forte candidata à vitória. Mais do que aspirante ao pódio na primeira corrida do ano, a Avila Racing é postulante ao título da temporada da única categoria do mundo que utiliza o gás natural veicular (GNV) como combustível.
A história da Avila Racing com Duda e Kau já tem algum tempo. Duda, que foi o primeiro piloto a integrar a Pick-up Racing, em 1999, corre na Avila Racing desde 2001, quando foi realizada a primeira temporada oficial da categoria. Na época, a Avila Racing só contava com o trabalho de Duda. Kau, que também foi um dos percussores da categoria, entrou na equipe na temporada 2002. A partir da entrada de Kau no time, a Avila Racing que tem o comando de Nivaldo Avila, conseguiu conquistar o título entre as equipes nas temporadas de 2002 e 2003. “A equipe conta com dois pilotos experientes, e que conhecem muito bem a categoria. Acredito muito no potencial deles. Sem dúvidas, estaremos brigando pela ponta”, diz Nivaldo Ávila, chefe da equipe.
E para a temporada 2004, que novamente promete agitar o automobilismo nacional, Duda e Kau vão unir as forças para quebrar a hegemonia do piloto gaúcho João Campos, que faturou o título da competição nas três últimas temporadas. Duda, que viu os títulos de 2002 e 2003 escapar de suas mãos na fase final do Campeonato, revela que já conhece as peripécias do piloto gaúcho, e que para esta temporada as coisas serão bem diferentes. Em 2003, Duda e Campos protagonizaram a maior disputa do automobilismo brasileiro. Muitas vezes, as disputas não ficaram restritas à pista e foram parar no tribunal da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). “Realmente o Campos é o piloto a ser batido neste ano. Para isso, trabalhamos muito na pré-temporada. Percorremos mais de 2.500 km na nossa pista de testes que é o Autódromo Internacional de Curitiba. Foi um trabalho intenso, mas necessário para que a equipe comece a competição andando lá na frente”, destaca Duda.
Kau Machado, que como Duda corre com uma pick-up Ford Ranger de 250 cavalos de potência, enfrentou uma série de problemas mecânicos na temporada 2003, o que impediu suas chances de brigar pelo título. Bastante ansioso para o início das atividades no conceituado circuito paranaense, Kau demontra muita confiança para encarar a sua quarta temporada na categoria da pick-ups movidas a GNV. “Nesta temporada eu vou ter um carro bem mais competitivo, o que me deixa bastante confiante. O objetivo é conquistar a vitória em casa para começar a competição com o pé direito. Estou muito otimista”, comenta Kau, muito conhecido na categoria pelo boneco “Kauzinho” que anda pelos boxes e na sua pick-up.
Segundo Kau, que foi o vencedor de uma das etapas de Curitiba no ano passado, a Temporada 2004 promete ser a melhor de todos os tempos, com muita emoção para o público que gosta de automobilismo. “Vamos ter uma temporada fantástica, a categoria vem evoluindo rapidamente. Esse ano a expectativa é de mais uma temporada de qualidade, bem organizada e com muita emoção”, afirma Kau.
TEMPORADA 2004 AO VIVO NA BAND
Na segunda-feira (17) a organização da Copa Petrobras Pick-up Racing anunciou o pacote de transmissão de TV para a temporada 2004. Pelo segundo ano consecutivo, a TV Bandeirantes estará exibindo com exclusividade as emoções da única categoria do mundo que utiliza o GNV como combustível. A Band vai transmitir ao vivo para todo o Brasil sete das nove etapas da temporada, começando pela corrida de Curitiba deste fim de semana. As corridas do nordeste, em Fortaleza (CE) e Caruaru (PE), serão exibidas em VT, no mesmo dia da corrida, devido aos compromissos da emissora com os Jogos Olímpicos de Atenas.