Paranaenses lutam para quebrar hegemonia gaúcha

Com abertura marcada para o próximo dia 23, no Autódromo Internacional de Curitiba, a Copa Petrobras Pick-up Racing entra em sua 4a temporada trazendo novidades no regulamento. O que não muda é a tradicional disputa para acabar com a hegemonia do atual tricampeão da categoria, o gaúcho João Campos. E pelo menos se depender dos paranaenses, o grito de campeão deve ter um sotaque diferente.

Pilotos como o do atual vice-campeão, Emerson Duda, Kau Machado e Milton Vianna já demonstraram totais condições para complicar a vida do gaúcho. Duda venceu duas provas na temporada passada e Kau uma. Dos três, o único que não venceu ainda é Milton Vianna. Mesmo assim, o curitibano tem muitos motivos para ser colocado na lista de favoritos ao título desse ano.

Apesar de disputar apenas metade das provas da categoria em 2003, terminou o campeonato na 11a colocação. Esteve bem perto da vitória na etapa de São Paulo. Após liderar boa parte da prova, uma quebra do motor o tirou da corrida quando faltavam apenas duas voltas. Em 2002, Vianna conquistou duas pole positions e perdeu as duas provas por problemas técnicos (rompimento do cabo do acelerador e pneu furado), quando liderava.

Outro fator que motiva ainda mais o paranaense é o fato inédito de poder disputar uma temporada desde a primeira corrida. “Este ano estamos podendo trabalhar melhor o carro, e pelos resultados dos primeiros testes que fizemos em Curitiba estou realmente acreditando que entrarei na briga pelo título”, analisa.

Vianna considerou positiva a mudança no calendário, que adiou a etapa de abertura do Campeonato, que aconteceria em Campo Grande, no final de abril. “O Autódromo de Curitiba é minha pista de acerto e conheço os atalhos do circuito. Isto nos dá ainda mais confiança na vitória”, destaca.

O paranaense reforça o coro dos pilotos que acreditam na possibilidade de desbancar João Campos e trazer o título para o estado onde a categoria foi criada. “Ele é um piloto experiente e não vai ser fácil superá-lo. Mas acredito muito na força dos pilotos paranaenses nessa temporada. Nós temos plenas condições de brigar pelo título”, avalia Vianna.

As novidades na parte técnica da categoria (entrada de novos fabricantes de kits de conversão de GNV e a nova forma de ajuste da suspensão) agradaram o piloto curitibano. “Isso só deve aumentar a competitividade. Com certeza, este não será um campeonato de um só piloto, como algumas pessoas chegaram a falar nos três últimos anos”, completa.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.