Temporada começa em Curitiba

A Copa Petrobras Pick-up Racing será aberta no próximo dia 23 de maio, no Autódromo Internacional Raul Boesel, em Curitiba (PR), com a participação de 24 pilotos. A prova de Campo Grande (MS) que seria a primeira da temporada foi remarcada para 10 de outubro.

A entrada de novos fabricantes de kits de conversão de veículos para o uso do gás natural veicular (GNV) provocará uma disputa tecnológica, pois, até a temporada passada, apenas uma empresa (a italiana BRC) fornecia as peças. Agora, as empresas poderão ser fornecedoras, seguindo sempre os limites impostos pelo regulamento técnico da competição.

A Copa Petrobras Pick-up Racing continua sendo a única a utilizar o GNV como combustível e também a promover um campeonato de automóveis multimarcas no Brasil, contando com a participação dos modelos Ford Ranger, Dodge Dakota e Chevrolet S10, equipados com motor V6 de 240 cavalos de potência.

A entrada da holding Petrobras como patrocinadora do campeonato, em substituição à sua subsidiária Petrobras Distribuidora, faz parte da estratégia da empresa de fomentar o uso do gás natural, já que o país possui reservas de 316 bilhões de metros cúbicos, que podem ter uma utilização mais nobre como combustível, além de contribuir para a redução da poluição, principalmente nas grandes cidades.

Disputa também pela tecnologia

Novos fornecedores de kits de conversão (além da BRC), como a Rodagás, Landirenzo, Oyrsa e Galileo, já firmaram parcerias com equipes e estarão disputando o campeonato de fabricantes e também a de menor emissão de gases poluentes.

Os fabricantes poderão fornecer o kit de 3ª geração, mais evoluído que o modelo utilizado no campeonato de 2003, que permitirá um acerto mais aprimorado do motor, no que diz respeito à distribuição do combustível. As equipes continuarão utilizando os cilindros da empresa MAT, os pneus Pirelli e as rodas Binno.

O novo regulamento técnico para a temporada prevê maior liberdade para as equipes ajustarem a suspensão dos carros. A partir de agora, o acerto poderá ser feito de maneira independente nas quatro rodas (até o ano passado, a suspensão traseira era equipada com feixe de molas, que não permitiam um acerto adequado) e os amortecedores poderão ser colocados dentro das molas, o que também aprimora o ajuste do carro.

Uma nova carenagem seguindo o modelo mais novo da montadora será utilizada nas pick-ups Chevrolet S10 e, até a metade da temporada, serão incorporadas novas mudanças no diferencial, câmbio, coroa e pinhão, peças que estão sendo desenvolvidas com exclusividade para a categoria.

A Copa Petrobras Pick-up Racing também contará com mais atrações para o público, com shows acrobáticos de moto e apresentações radicais com carros e pick-ups.