Um dos favoritos na primeira rodada da Stock Car V8 Light, Diogo Pachenki vai homenagear o tricampeão da Fórmula-1 Ayrton Senna, morto há dez anos em Ímola. Terceiro colocado na última temporada, o piloto da equipe PowerTech vai correr em dupla com Lorenzo Varassin e colocou a logomarca do Instituto Ayrton Senna do Brasil no capô do Astra. A abertura do campeonato será no próximo sábado (27/3), no Autódromo Internacional de Curitiba.
“O Senna é o ídolo que marcou a minha infância. Acordava mais cedo nos domingos de corrida só para torcer”, disse Diogo, de 20 anos e que pediu autorização para Viviane Senna, irmã do ex-piloto e presidente do Instituto Ayrton Senna, para realizar a homenagem.
Na última temporada, o paranaense Pachenki venceu uma das etapas no circuito curitibano. O piloto comemorou o resultado com a família e um beijo na namorada, Mariana Lamberti.
“O pessoal vai novamente me dar uma força neste ano. Estou confiante. Conheço muito bem o traçado, fiz várias provas de campeonatos estaduais. Para fazer o S é preciso usar um macete, mas eu não vou falar qual é e dar mole aos adversários”, brincou Pachenki(Agrorama/Ninja Energético/Consórcio Rivel).
Campeão da Brascar em 2003, Lorenzo Varassin, de 24 anos, participou das duas últimas rodadas duplas da Stock Light com a equipe de Jaime Silva. O piloto, que também fez algumas corridas nos 2.680 metros do anel externo do Autódromo Internacional de Curitiba, está ansioso com a abertura do campeonato.
“Prefiro o traçado misto que exige mais do piloto. O oval nivela por baixo. O objetivo neste ano é ser campeão e passar para a Stock Car V8. Nossa parceria tem tudo para dar certo”.
Entre as várias modificações programadas para a temporada de 2004 do Campeonato Brasileiro de Stock Car está o motor do Stock Light. No lugar do antigo 6 cilindros, a categoria passará a usar o mesmo propulsor V8 dos principais e mais cobiçados carros de Turismo do Brasil.
A potência será a mesma das outras temporadas: 350 cavalos contra 450 HP da Stock Car V8. Preparados pela empresa ZF, os motores da Light sofreram outras pequenas e necessárias modificações técnicas sempre com o objetivo de manter a performance e reduzir os custos. Outra importante alteração é a troca do álcool, usado na temporada passada, pela gasolina.
”Imagino que o carro será mais lento na saída da curva, mas mais rápido na reta”, disse Lorenzo (Itajuí Engenharia).
Nokia apresenta a Stock Car Brasil, que tem promoção e organização da Vicar Promoções, com supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo. Os patrocínios são de Chevrolet e Pirelli e co-patrocínios de Texaco, Repsol e Medley.