A Copa Petrobras de Marcas começa neste fim de semana com a primeira rodada dupla da temporada. E o circuito escolhido foi o do Autódromo Internacional de Tarumã, principal palco das disputas do automobilismo gaúcho e que agora busca recuperar o prestígio de mais de 40 anos de história. E nada melhor que uma competição inédita, como o Brasileiro de Marcas, para atrair o público fanático por corridas ao autódromo situado em Viamão, cerca de 30 km distante da capital Porto Alegre (RS). Para os pilotos, a escolha foi ideal.
Andersom Toso vai alinhar no grid da Copa Petrobras de Marcas defendendo as cores da Ford a bordo de um modelo Focus da equipe ProGP, de propriedade do carioca Duda Pamplona. Gaúcho de 39 anos, Toso é empresário e piloto. Para ele, correr de novo em Tarumã será sensacional. “Tarumã é meu berço. Quando deixei de competir no kart e na terra foi naquela pista que aprendi a guiar. É o quintal da minha casa”, conta Toso, que irá dividir a condução do Focus com Fábio Fogaça.
Quando se fala nos 3.016 metros do circuito de Tarumã é inevitável pensar em altas velocidades. “É a pista mais rápida do Brasil e não admite erro. E não adianta ser cuidadoso também porque aí o tempo não vem. Ou anda ou não anda”, brinca Andersom Toso, dando as dicas de quem já subiu ao lugar mais alto do pódio algumas vezes, inclusive em duas edições das tradicionais 12 Horas de Tarumã. “Tem de andar mesmo no limite, e olha que já destruí uma meia dúzia de carros ali. Errou, vai bater mesmo.”
A construção das modernas pistas no Rio Grande do Sul, como a do Velopark (em Nova Santa Rita) e a da cidade de Santa Cruz do Sul, não tiraram o brilho e a mística do Autódromo de Tarumã. Andersom Toso acha que será questão de tempo retomar as tradições. “As outras pistas vieram para somar, por isso achei uma escolha ótima da organização começar em Tarumã. O asfalto é muito bom, o povo gaúcho ama o lugar porque tem área para fazer churrasco, acampar… Ainda tem poucas coisas para melhorar, mas o circuito é excelente.”
Para José Cordova, da equipe Amir Nasr, outro que irá conduzir um modelo Ford Focus, a pista de Tarumã desperta fascínio nos pilotos porque tem desenho diferenciado. Ele já ganhou pelo menos três provas no circuito gaúcho e garante: “O traçado de Tarumã tem mais de 40 anos e, claro, tem um jeitão dos circuitos antigos, mais desafiadores. É isso que dá esse charme, esse diferencial no automobilismo. O Marcas escolheu uma boa praça para começar a sua história. Tenho certeza que o público vai adorar as disputas.”
O fim de semana de velocidade no circuito do Rio Grande do Sul começa na sexta-feira com os treinos livres do Campeonato Gaúcho de Turismo. No sábado, os carros da Copa Petrobras de Marcas vão ao circuito para o ensaio livre inicial às 8h30 e retornam 12h30, quando inicia a derradeira sessão. A tomada de tempos que definirá o grid terá 10 minutos, a partir das 16h. No domingo, a primeira etapa da rodada dupla larga às 10h40 para 30 minutos de prova. A segunda etapa começa às 13h25, com transmissão ao vivo pela RedeTV!, que mostra a partir das 13h um compacto da primeira prova.