Jimenez larga na primeira fila no Rio

Foi por pouco, muito pouco. Apenas sete milésimos de segundo separaram o paulista Sérgio Jimenez (GFS Software) da primeira posição do grid para terceira etapa da Copa Chevrolet Montana 2010, que será disputada este domingo (23), no Autódromo Internacional Nelson Piquet, em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro.

Atrapalhado por um concorrente no último trecho de sua volta mais rápida – e que, ao que tudo indicava, lhe garantiria a pole position -, Jimenez acabou registrando a marca de 1min22s036 e assegurando a segunda posição na ordem de largada, ao lado de Eduardo Leite, que ficou com o melhor tempo da classificação, com 1m22s029.

“Foi frustrante perder a pole por tão pouco, mas por outro lado estou muito feliz por largar na primeira fila, o que é muito importante para fugir da confusão da largada”, comemorou o piloto da Scuderia 111. “Havia melhorado um décimo de segundo em cada um dos três primeiros trechos da pista, mas no último setor fui atrapalhado por um carro lento e perdi preciosos milésimos”, lamentou o hexacampeão brasileiro de kart. “Para a corrida, se pintar a chance de pular na frente logo na largada, vou tentar. Mas se não der, o jeito é fazer uma corrida com muita paciência, poupando o carro para o final, já que nesta pista, com o asfalto muito abrasivo e a temperatura elevada, os pneus se desgastam muito rapidamente”, revelou.

Se conseguisse largar da posição de honra do grid, Jimenez repetiria parte do feito conquistado no ano passado na pista carioca, quando, em sua prova estreia em uma categoria de turismo, sem sequer ter testado o carro anteriormente, o piloto de 26 anos não deu chance aos adversários e cravou o que os ingleses chamam de “hat trick”, ou seja, pole position, melhor volta da prova e vitória, durante a quinta etapa da Copa Vicar. Apenas como curiosidade, em função da evolução dos pneus utilizados nesta temporada em relação aos do ano passado, o tempo registrado por Jimenez naquela ocasião lhe daria apenas a 21ª posição no grid para esta corrida da Copa Montana.

Além ótima posição no grid, Jimenez comemora também a solução dos problemas enfrentados do segundo treino de ontem, quando seu carro começou a apresentar problemas de estabilidade. Ao final da terceira e última sessão livre, realizada na manhã deste sábado, o piloto deixou o carro satisfeito com o desempenho, apesar do 11º tempo. “No início do treino a pista ainda estava um pouco úmida por causa da chuva que caiu durante a noite, mas depois o sol forte secou o asfalto e pude acelerar tudo. Fiquei bastante feliz com o comportamento do carro, que não apresentou qualquer problema. O tempo registrado não diz muita coisa, porque andei apenas com pneus usados, enquanto muitos pilotos, especialmente os que ficaram à minha frente, andaram com compostos novos”, justificou.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.