O paranaense Rodrigo Sperafico, piloto da Carlos Alves Competition Team, largou na pole position, não deu chances para os adversários e ganhou de ponta a ponta a disputadíssima sétima etapa da Copa Vicar, que aconteceu neste domingo, no anel externo do Autódromo Internacional de Curitiba.
Hoje foi um dia de muita alegria para a família Sperafico, por que seu irmão gêmeo, Ricardo, largou em oitavo e chegou na segunda colocação na prova da Copa Nextel, que antecedeu a corrida da Copa Vicar, demonstrando que os gêmeos são ótimos pilotos que estão sempre lutando por grandes resultados no automobilismo.
Durante toda a corrida Sperafico foi pressionado pelo segundo colocado, mas usando de sua comprovada experiência e habilidade, não cometeu nenhum erro e soube defender sua posição com maestria, andando o tempo inteiro no limite.
A vitória de Rodrigo teve um valor adicional, por que permitiu que a equipe Carlos Alves Competition Team, retorne à Copa Nextel, para a temporada de 2010, categoria onde esteve por quinze anos consecutivos. Os 25 pontos conquistados por Sperafico foram fundamentais para a classificação do time, que vinha mantendo uma luta direta com três fortes rivais.
O outro piloto do time, o também paranaense Julio Campos (Sherwin Williams), que largou em quinto, também fez uma ótima corrida dentro da limitação de seu motor que era lento nas duas grandes retas do circuito, e conseguiu terminar a corrida na quarta colocação, lutando o tempo inteiro com o quinto colocado, o paulistano Gustavo Sondermann.
Com esse resultado, Campos marcou 14 pontos que também foram importantíssimos para a classificação da equipe e que permitiram a ele manter a vice-liderança do torneio, agora apenas um ponto do atual líder, Rafael Daniel. Por outro lado, Campos também pode comemorar e muito, por que venceu também neste domingo mais uma corrida da Pick Up Racing e garantiu o título da temporada por antecipação.
O paulistano Marcelo Tomasoni (CM Capital Markets), que teve um grande acidente no sábado durante a prova de classificação, conseguiu ter o seu carro restaurado pela equipe de Carlão Alves, e, largou apenas na décima oitava posição. Tomasoni não se abalou com o acidente, e, fez uma grande corrida, disputando arduamente posições com o ex-líder do torneio, Felipe Lapenna e depois com Galid Osman, levando a melhor sobre ambos e conseguindo cruzar a linha de chegada na décima terceira colocação e finalmente retornar a zona de pontuação.
Carlão Alves, o titular da equipe era só alegria depois que subiu ao pódio para receber o troféu de melhor equipe da corrida, comentou o resultado da prova:
“Tudo saiu como o planejado, na verdade até melhor, por que os nossos carros agüentaram muito bem o forte ritmo imposto pelos pilotos. Não deram nenhuma pane durante a corrida. Com a vitória do Rodrigo e o quinto lugar do Julinho, podemos comemorar o nosso retorno à Copa Nextel”, contou Carlão.
“Estou muito feliz, por que arrisquei tudo em cima desse projeto de contratar o Sperafico e deu certo, conseguimos subir com a equipe. Agora quero lutar pelo título de pilotos para o Julinho. Todos os membros da equipe e os três pilotos, estão de parabéns”, desabafou o experiente Carlão.
Realmente Carlão Alves fez um ótimo trabalho, principalmente pelo fato de que este é apenas o seu primeiro ano no comando de sua equipe, função que nunca havia exercido anteriormente, em toda a sua longa carreira de mais de vinte anos como piloto profissional.
Após 45 voltas, o resultado final da sétima etapa da Copa Vicar Stock Car em Curitiba foi o seguinte:
1º) Rodrigo Sperafico (PR/Carlos Alves Competições), 40min19s186
2º) Eduardo Berlanda (SP/F&F Racing), a 0s828
3º) Rafael Daniel (SP/FTS Competições), a 3s440
4º) Júlio Campos (PR/Carlos Alves Competições), a 4s756
5º) Gustavo Sondermann (SP/Gramacho Costa), a 5s540
6º) Diogo Pachenki (PR/AMG Motorsport), a 11s094
7º) Lucas Finger (SP/AMG Motorsport), a 15s301
8º) Cássio Homem de Melo (SP/Scuderia 111), a 26s324
9º) Ítalo Silveira (MG/Prata MX Sports), a 27s644
10º) Eduardo Leite (SP/DCM Motorsport), a 27s775
11º) Diego Freitas (BA/Hot Car Racing), a 28s397
12º) Tiago Gonçalves (SP/DCM Motorsport), a 33s975
13º) Marcelo Tomasoni (SP/Carlos Alves Competições II), a 35s127
14º) Leonardo Vital (SP/RC3-Bassani Racing), a 37s226
15º) Marco Cozzi (SP/Racequip), a 39s313
16º) Galid Osman (SP/Full Time Racing), a 44s112
17º) Renato Russo (SP/ATW Racing Team), a 1 volta
18º) Leandro Romera (SP/RS Racing), a 1 volta
19º) Renato Rattes (SP/Racing-Zuffo Motorsport), a 1 volta
20º) Daniel Pflaumer (SP/Nascar Motorsport), a 7 voltas
NÃO COMPLETARAM
Sérgio Jimenez (SP/Scuderia 111), a 18 voltas
Felipe Lapenna (SP/Full Time Racing), a 22 voltas
Murillo Macedo (SP/J Star Racing), a 26 voltas
Rodrigo Navarro (SP/Gramacho Costa), a 26 voltas
Cristiano Federico (SP/ATW II), a 32 voltas
Sérgio Vida (PR/Rangel Power), a 34 voltas
André Bragantini (PR/FTS Competições), a 39 voltas
Juliano Moro (SP/Nascar Motorsport), a 40 voltas
Afonso Bastos (SP/F&F Racing), a 43 voltas
Wellington Justino (GO/Hot Car Racing), a 45 voltas
Pedro Boesel (PR/Petrópolis Competições), a 45 voltas
Melhor volta: Berlanda, na 17ª, 52s766, média de 173,97 km/h