Pachenki diz que precisa vencer para seguir na caça ao bi

A Copa Vicar Stock Car cumpre em 2009 uma de suas temporadas mais equilibradas. Seis pilotos comemoraram vitórias nas seis corridas já realizadas e a lista de candidatos ao título apresenta uma quantidade alta de reais candidatos, a apenas três etapas do término do campeonato. Esse equilíbrio ganha reforço das características da pista que recebe a sétima corrida neste domingo (25) – o anel externo do Autódromo Internacional de Curitiba.

O traçado com 2.550 metros de extensão é composto, basicamente, por duas retas, interligadas por uma sequência de curvas de baixa velocidade e por outra de média velocidade. “Há pilotos que não gostam muito do anel externo. Eu, particularmente, gosto da pista, sempre andei bem ali”, avalia o piloto paranaense, que tem seu carro decorado nas cores de Marisol e One Store. Ele ocupa o quarto lugar na tabela de classificação do campeonato.

Pachenki, de fato, mantém um histórico de bons desempenhos no circuito que recebe a etapa deste fim de semana. Em 2004, ano em que foi campeão, ele largou em último e conquistou a vitória na primeira etapa. No ano passado, estava na pole-position quando foi desclassificado, antes do fim da tomada de tempos, por falta de peso no carro. “Estava um pouquinho abaixo do peso mínimo, grande descuido nosso, mas que não alterou o rendimento”, lembra.

O campeão de 2004 mostra-se otimista para a corrida curitibana. Um dos motivos para tal dose de confiança está no reforço de sua equipe, a ALM Pachenki Motorsport, que contará com o serviço mecânico de Márcio Rogério da Cruz e terá Marcius Manosso na telemetria. “Rogerinho conhece muito do acerto do carro, ele esteve comigo no título de 2004. O Marcius é outro que sabe bem do assunto. São dois reforços importantes”, aponta o paranaense.

Contando com o set up utilizado em etapas anteriores nesta pista, o piloto da ALM Pachenki Motorsport acredita ter chances de ganhar a corrida. “Preciso de um bom resultado para continuar na briga por esse título, bom resultado para mim é ganhar a corrida”, pondera. “Ficar em terceiro, ou menos que isso, não resolve muita coisa. Se não ganhar em Curitiba, fico praticamente fora da disputa. Mas eu acho que vai dar tudo certo aqui”, afirma.

Foi Pachenki quem abriu, em Interlagos, a lista de vencedores de 2009, que já aponta seis nomes. Depois, houve vitórias de Tiago Gonçalves, em Brasília, Júlio Campos, em Santa Cruz do Sul, Gustavo Sondermann, em Interlagos, Sérgio Jimenez, no Rio de Janeiro, e Felipe Lapenna, em Campo Grande. “Só o fato de cada piloto ter ganhado uma corrida mostra o quanto a categoria é equilibrada. E o fim de semana aqui vai ser bem duro”, aposta.

Os treinos para a etapa curitibana da Copa Vicar Stock Car terão início na sexta-feira (23). A corrida de domingo terá largada às 13h, com transmissão ao vivo do Speed Channel e da Rede Vida. A região de Cascavel, cidade onde vive Pachenki, poderá acompanhar pela CATVE, que também disponibilizará áudio e vídeo no site www.catve.com.br. A geração de imagens estará a cargo da Master TV, que também tem sede em Cascavel.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.