Cristiano Federico viveu neste mês uma sensação parecida com aquela que se tem na pré-temporada. Uma mistura de ansiedade, expectativa e confiança. Tudo porque a estréia de seu novo chassi está marca para a sexta etapa da Copa Vicar, que será disputada neste domingo (31), no Rio de Janeiro (RJ). É o início de uma nova fase no trabalho da ATW Racing Team. “Detectamos uma série de problemas que vinham sendo causados por fadiga de material, já que o carro tinha algum tempo de uso, então era a hora de trocar”, comenta Cristiano Federico.
A análise foi feita logo após a quinta etapa, em Interlagos, e nas imagens ficava claro que, nas mesmas curvas, os carros de Cristiano Federico e Renato Russo, seu companheiro, tinham comportamentos absolutamente diferentes. “O carro dele é novo, foi trocado no início do ano e virou nossa referência em termos de performance. Daí descobrimos que o meu estava um pouco abaixo do que precisamos para andar na frente”, revela o piloto, feliz pela novidade, principalmente porque ela deu ao novo engenheiro do time, Ernesto Morando, a chance de montar o carro como quis.
“Este é um carro inteiramente montado pelo Ernesto Morando. Ele pôde aplicar desde o início tudo o que achou necessário para o acerto funcionar melhor. É o que nos deixa mais motivados para a etapa”, explica Cristiano Federico. Uma expectativa igualmente boa tem Renato Russo. Apesar de sofrer com uma série de problemas na tomada de tempo na prova passada, o carro veio muito bem na corrida e ele conseguiu subir para a zona de pontos, cruzando a linha de chegada em nono lugar. “Agora é só uma questão de começar a largar mais na frente”, acredita.
Os pontos ajudaram Renato Russo a subir um pouco mais na tabela de pontos. Atualmente ele é o 11º colocado, com uma diferença de pontos equivalente a duas vitórias em relação ao líder, Fábio Carreira, considerando os descartes. Das quatro corridas realizadas até aqui, Renato Russo só não marcou pontos em uma delas. Na etapa do Rio de Janeiro, a ATW Racing Team terá novamente o apoio de Beto Cavaleiro no terceiro carro do time. O piloto, que disputa também a Stock Jr., está participando da categoria para ganhar experiência na Copa Vicar para 2009.