Na opinião do piloto paulista Gustavo Sondermann (CHT – Bezema/Banco Sofisa/Corduroy/ Colonial/Nokia), a etapa deste fim de semana da Stock Car V8 Light, que será realizada no Autódromo Internacional Nelson Piquet, em Brasília, definirá os candidatos ao título de campeão da temporada. Restando apenas três corridas para o encerramento da competição – a prova deste domingo será a sétima do ano, de um total de nove –, Sondermann ocupa a terceira posição na tabela e tem como meta para a rodada brasiliense voltar a se aproximar dos líderes Norberto Gresse e André Bragantini na classificação geral.
A diferença entre eles chegou a ser de nove pontos antes da etapa de Curitiba, mas voltou a subir após o abandono do piloto paulista na prova paranaense. “Esta corrida é importante porque definirá quem continua na briga pelo título, e quem sai da disputa”, acredita Sondermann. “Os líderes abriram boa vantagem, mas os seis primeiros ainda estão na briga. Após a prova deste fim de semana, no entanto, restarão apenas as etapas do Rio de Janeiro e São Paulo, e por isso espero somar o maior número de pontos possíveis para manter uma diferença pequena para os ponteiros” opinou o piloto da equipe FTS.
O regulamento desportivo criou uma situação curiosa na disputa pelo título na Stock Light neste ano. A categoria não tem playoffs como a Copa Nextel, e o equilíbrio na disputa pelo título é conseguido através do descarte dos dois piores resultados de cada piloto na temporada. Levando-se em consideração os pontos totais, a liderança é de Norberto Gresse, que tem 101, contra 79 de André Bragantini. Depois de desprezados os dois piores resultados, no entanto, Bragantini assume a liderança com 79 pontos, contra 77 de Gresse. Gustavo Sondermann permanece em terceiro em ambas as situações, com 52 pontos.
“A etapa de Curitiba não foi boa para mim, mas em Brasília acredito que eu possa me recuperar. Temos como principal objetivo a conquista do terceiro pódio na temporada, e somente este resultado pode me manter com boas chances de título. Por esse motivo, espero que a prova deste fim de semana seja positiva e que nada dê errado desta vez”, finalizou Sondermann.