As equipes do Campeonato Brasileiro de Stock Car V8 Light, que estão participando da etapa programada para este final de semana no Autódromo de Santa Cruz do Sul, foram pegas de surpresa logo após o fim do treino classificatório da categoria realizado ontem e que definiu a pole position do paulista Marcos Gomes. Ventos de até 70 km/h, como informou a meteorologia local, atingiram o autódromo e causaram grandes prejuízos aos times.
Como o autódromo da cidade gaúcha não tem boxes suficientes para receber todas as equipes do evento, aquelas que participam da Stock Car Light e Stock Jr são deslocadas para tendas de lona. E essas mesmas tendas foram arrancadas do chão com a força do vento, fazendo que as elas ficassem sem abrigo e fossem acolhidas pelos times da divisão principal. Uma das maiores prejudicadas foi a W2 Racing, com sede no Rio de Janeiro, que chegou a ter dois membros atingidos com a queda das estruturas de seus boxes improvisados.
“Tudo aconteceu muito rápido. Quando fomos alertar a organização que as tendas estavam balançado com o vento, aconteceu a tragédia. Uma tenda caiu em cima do nosso boxe e dois membros do time acabaram atingidos, sendo que um deles sofreu um corte profundo no joelho. Felizmente eles estão bem, mas o susto foi grande. A sorte é que os carros ainda estavam no parque fechado, o que diminuiu a confusão”, disse Wilton Neto, diretor esportivo da equipe.
Wilton ainda não sabe o tamanho do prejuízo financeiro, pois tudo que a equipe conseguiu fazer depois que o clima acalmou foi colocar tudo o que sobrou no caminhão do time, que retorna para o Rio de Janeiro logo após a corrida deste domingo, que tem sua largada prevista para às 11h30 (horário de Brasília). “Várias divisórias que usamos na montagem de nosso boxe foram destruídas. Além disso, alguns rádios, computadores, televisões e caixas de ferramentas ficaram soterrados na tenda. Vamos calcular o prejuízo quando voltarmos para nossa sede, mas posso adiantar que não foi pequeno”, finalizou.
Os ventos atingiram também a área do paddock, que teve sua cobertura arrastada pela pista. A prefeitura local enviou uma equipe com cerca de 30 homens para reparar tudo o que foi destruído e deixar o autódromo pronto para o evento deste domingo. A previsão da meteorologia é de muita chuva durante todo o dia.