Assim como a principal categoria do automobilismo nacional, a Stock Car V8 Light, também promete bastante emoção na etapa de Santa Cruz do Sul (RS), programada para o domingo, dia 3, a partir das 11h30. A categoria de acesso à V8 realizará a sexta das nove etapas programadas para a temporada 2006, que vem apresentando um grande equilíbrio e uma disputa acirrada pelo título. O paulista Marcos Gomes, da Nova-RR Promoções, é o líder após cinco provas, com 95 pontos, seguido de perto por Daniel Landi, da Full Time Sports, e Rafael Daniel, da W2 Racing, com 68.
A programação da Stock Light começa já na tarde desta quinta-feira, com o primeiro treino livre oficial no Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul. A competição ainda terá a sétima etapa da Stock Car V8, com largada no domingo, às 13 horas, com transmissão pelo Canal SporTV, e da Stock Jr., categoria estreante na Stock Car Brasil 2006, com duas provas, uma no sábado e outra no domingo. Os ingressos já estão à venda nos portos Texaco, nas concessionárias Chevrolet e na rede Bosch Car Service (relação completa no site www.stockcar.com.br ), com preço de R$ 15,00.
O Campeonato Brasileiro de Stock Car Light inicia, a partir de Santa Cruz, a reta final da temporada. Afinal, depois da etapa gaúcha restarão apenas mais três provas: Brasília, em setembro, Rio/Alternativo, em novembro, e São Paulo, em dezembro, o que torna a conquista de pontos muito importante. Pelo regulamento, a categoria terá o descarte dos dois piores resultados, o que deixa a situação ainda mais aberta.
O líder Marcos Gomes, por exemplo, venceu três das cinco provas realizadas até aqui e tem uma vantagem de 25 pontos para o segundo colocado, Daniel Landi. Porém, se já fosse computado o descarte, a diferença cairia para cinco pontos, tornando ainda mais importante conseguir um bom resultado em Santa Cruz do Sul.
O circuito de Santa Cruz do Sul é bastante técnico, com várias curvas de alta e longos trechos em subida e descida. Além disso, ele só foi utilizado pela Stock Car uma vez, o que deverá exigir um tempo maior para acerto. No ano passado, Renato Jader David, campeão da temporada, venceu ali, seguido de Rafael Daniel e Lico Kaesemodel. Landi foi o sétimo e Marcos não completou a prova.