João Campos é pentacampeão brasileiro

Uma decisão anunciada na tarde desta quinta-feira (10) pela Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva da Confederação Brasileira de Automobilismo devolveu a João Campos os pontos do segundo lugar na sexta etapa do Campeonato Brasileiro de Pick-up Racing. Assim, o gaúcho confirma a conquista de seu quinto título consecutivo três dias antes da nona e última etapa, que será disputada domingo (13) no circuito paulista de Interlagos.

Segundo o doutor Marcelo Aiquel, advogado que defendeu a equipe João Campos Motorsport, o Tribunal sequer chegou a julgar o mérito da questão. Campos fora desclassificado da corrida, disputada no dia 11 de setembro em Londrina, sob a alegação de que o motor de sua caminhonete estava posicionado de maneira irregular, conforme reclamação impetrada junto aos comissários técnicos daquela etapa pelo também piloto Abramo Mazzochi.

“Pelo volume de provas que apresentamos, eu tenho plena convicção de que a equipe do João seria absolvida de qualquer maneira no mérito da questão, que sequer foi apreciado”, considera Aiquel. “O tribunal acatou o nosso recurso preliminar, porque a reclamação contra a equipe João Campos Motorsport foi apresentada fora do prazo. Isso foi suficiente para que a desclassificação da etapa em Londrina fosse anulada”, explica o advogado.

João, que está em São Paulo na preparação para a prova de domingo, comemorou. “Somos campeões de fato e de direito. Esse é um título que nossa equipe conquistou dentro da pista. Tivemos que recuperar no tribunal o que outra equipe tentou nos tirar fora da pista. Hoje, nós não ganhamos nada. Apenas recuperamos um prêmio que já era nosso, que conquistamos ganhando corridas e construindo resultados na pista, de forma honesta”, frisou o piloto.

HISTÓRICO

O primeiro título de João Campos na Pick-up Racing foi conquistado em 2001, ano em que foi vencedor de 14 das 16 corridas. Em 2002, na campanha do bicampeonato, ganhou 11 das 18 etapas. Em 2003, a Pick-up Racing substituiu as rodadas duplas pelas provas únicas, artifício que facilitou as transmissões da tevê. Em nove corridas, João esteve seis vezes no degrau mais alto do pódio. Em 2004, também com nove etapas, obteve mais duas vitórias.

Em 2005, tendo em sua Ford Ranger número 1 as logomarcas de Drebor Borrachas, Cortiana Plásticos e JR Acessórios, João abriu a campanha rumo ao pentacampeonato com duas vitórias, nas provas de Tarumã e de Campo Grande. Em Santa Cruz do Sul, largou da pole-position, caiu para último num acidente já na primeira curva e ocupava a quinta colocação na última volta, quando teve de abandonar a corrida com problemas na embreagem.

Na rodada dupla em Curitiba, João venceu a prova de sábado e ficou em segundo na de domingo, depois de largar em oitavo. Ainda na fase paranaense da temporada, obteve o segundo lugar na etapa de Londrina, resultado recuperado nesta quinta-feira, e foi quinto na volta da categoria a Cascavel. Em Guaporé, foi o terceiro. Mesmo com a punição que recebeu na etapa londrinense, João liderou o campeonato da primeira à última etapa.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.