Campos, Mazzochi e Ricci decidem o título

Neste domingo, 13 de novembro, os pilotos do Campeonato Brasileiro de Pick-up Racing entram na pista pela última vez no ano. A 9ª etapa da temporada 2005 acontece no Autódromo de Interlagos, em São Paulo (SP). Ao todo, 25 pilotos entram na pista, mas apenas três (João Campos, Abramo Mazzochi e Cláudio Ricci) têm chances de levantar a taça. E todos são gaúchos, mostrando mais uma vez a força do Rio Grande do Sul no cenário automobilístico nacional.

Na última etapa de 2004, além de Campos, que se sagrou tetracampeão, Nelson Bazzo e Emerson Duda chegaram ao Rio de Janeiro disputando o título. E a prova teve emoção da primeira a última volta. E foi apenas na última curva do Autódromo de Jacarepaguá que o título foi definido. Do sinal verde a bandeirada a taça mudou de mãos mais de 10 vezes, devido às constantes mudanças de posições. Agora, apenas Campos, o tetracampeão da categoria que utiliza o gás natural veicular (GNV) como combustível, repete o feito. Mazzochi e Ricci decidem um título da Pick-up Racing pela primeira vez.

Mas eles não demonstram insegurança e prometem dificultar muito a vida de João Campos. “Nunca conquistei um título nacional, mas fui campeão no Rio Grande do Sul, disputando a Fórmula 1.6, um campeonato muito equilibrado”, lembra Mazzochi. Apesar de não ter projeção nacional, o vice-líder do Campeonato é o piloto mais regular da temporada, já que pontuou em praticamente todas as provas.

Cláudio Ricci tem mais experiência em competições nacionais. Ele já foi campeão Brasileiro de Endurance, das Mil Milhas Brasileiras e em várias competições de kart no Brasil e no exterior. “Demorei para chegar a minha primeira vitória na Pick-up Racing. Mas agora venho numa boa seqüência e, apesar de estar mais difícil para mim que para os outros, tenho muita confiança na minha equipe e no desempenho de minha S10 na pista de Interlagos”, aposta Ricci, que venceu as três últimas etapas disputadas pela categoria.

João Campos também tem três vitórias no ano, um dos mais conturbados dele na categoria. Primeiro, a embreagem de sua Ford Ranger o deixou na mão na última volta da etapa de Santa Cruz do Sul. Em Cascavel também enfrentou problemas. Mas a etapa de Londrina foi a pior do ano para Campos. Mas não na pista, já que ele recebeu a bandeirada em segundo lugar. O problema foi depois da prova, na inspeção técnica.

Os comissários desportivos puniram o líder da temporada devido a irregularidades na fixação do motor de sua Ford Ranger. Campos quer provar que não estava fora do regulamento técnico da categoria e ainda luta no Tribunal da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) para reverter sua desclassificação. A CBA iria julgar o recurso na última quarta-feira, dia 9 de novembro, mas o julgamento foi adiado para esta quinta, dia 10.

Mesmo sem computar os 15 pontos conquistados em Londrina, Campos chega a São Paulo com 4 pontos a mais que Mazzochi e 10 pontos de vantagem sobre Ricci. Os demais pilotos não têm mais chances de levantar a taça e entram na pista com o pensamento em 2006. “Nada melhor que vencer a última prova do ano, com a presença dos principais patrocinadores, para garantir a temporada de 2006”, destaca o paranaense Milton Vianna, que em 2003 liderou boa parte da etapa paulista, mas abandonou a poucas voltas do final, com problemas no motor. “Esta vitória está engasgada”, desabafa.

Mas, além dele e dos pilotos que disputam o título, outros 9 pilotos mostraram durante as etapas de 2005 que têm condições de vencer a prova deste domingo. As pick-ups entram na pista nesta sexta-feira (11), às 17h20, para a realização do primeiro treino livre, que terá duração de uma hora. No sábado (12) acontecem mais dois treinos livres, com duração de 40 minutos, cada. Às 15 horas acontece o treino classificatório, que define o grid de largada.

No domingo (13), o treino de aquecimento (warm up) vai das 8h45 às 9h e a largada será às 14h, com transmissão ao vivo pela Rede TV!. A Pick-up Racing já realizou duas etapas em São Paulo. Em 2003, João Campos venceu a prova. Já em 2004, a vitória ficou com Gustavo Sucolotti.

A Pick-up Racing conta com o apoio da CBA, Biagio Turbos, Fremax, Ocean Air, Cilindros Mat, Pirelli e Binno.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.