O Campeonato Brasileiro de Pick-up Racing volta ao Autódromo de Interlagos, em São Paulo (SP), para a 9a etapa da temporada 2005. Essa é a primeira vez que a competição, a primeira do mundo a utilizar veículos movidos a gás natural veicular (GNV), decide um campeonato no templo do automobilismo brasileiro. Será também a primeira oportunidade que os paulistanos terão para ver ao vivo as pick-ups equipadas com um kit biturbo, que aumentou a potência dos bólidos em cerca de 90 cavalos.
A categoria chega a capital paulista com um grid de 25 carros e a disputa pelo título acirrada, já que apenas dez pontos separam os três primeiros colocados. O líder e tetracampeão da Pick-up Racing, João Campos, tem 95 pontos, quatro a mais que o vice-líder Abramo Mazzochi. Cláudio Ricci, que venceu as três últimas etapas, é o terceiro colocado na classificação, com 85 pontos.
Os três pilotos passaram os últimos 20 dias fazendo cálculos para alcançar o objetivo, que é ficar com o título de 2005. Campos é o que tem mais chances, já que depende apenas dele para se sagrar campeão. Mazzochi também pode levantar a taça sem depender de outros resultados. Para isso, precisa vencer a prova em Interlagos.
Já Ricci, mesmo vencendo, precisa torcer para que seus dois adversários não terminarem bem a corrida – Campos não pode ficar entre os quatro primeiros e Mazzochi não pode ser o segundo colocado. Em caso de outras colocações, existem mais de dez combinações de resultado diferentes.
Campos ainda luta no Tribunal da Confederação Brasileira de Automobilismo para reverter sua desclassificação da etapa de Londrina, quando foi segundo colocado. Os comissários desportivos puniram o líder da temporada devido a irregularidades na fixação do motor de sua Ford Ranger. O piloto quer provar que não estava fora do regulamento técnico da categoria. O recurso será julgado no dia 7 ou 8 de novembro.
A exemplo do ano passado, quando o título foi definido apenas na última curva da última etapa, o equilíbrio é grande. Em oito provas, foram quatro vencedores diferentes: três vitórias de Campos, três de Ricci, uma de Emerson Duda e uma de Mazzochi. Já a pole position foi ocupada por cinco pilotos diferentes. Além dos citados acima, Nelson Bazzo também já ocupou a posição de honra no grid este ano.
Até hoje, a categoria já realizou duas etapas em São Paulo. Em 23 de novembro de 2003, Campos ficou com a pole e venceu a prova, após receber forte pressão de Milton Vianna e Bazzo. Já no dia 14 de novembro de 2004, Emerson Duda largou na primeira posição, mas a vitória ficou com Gustavo Sucolotti, que travou um duelo memorável com Campos nas últimas voltas.