As belas paisagens, o vinho e a gastronomia da Serra Gaúcha são conhecidas internacionalmente. Mas a região também é famosa por possuir um dos autódromos mais bonitos e bem cuidados do Brasil. A pista de Guaporé, cidade localizada a 210 km de Porto Alegre, está sempre florida, com animais e uma lagoa na parte interna do traçado. Com este cenário, o Campeonato Brasileiro de Pick-up Racing desembarca esta semana na cidade para a realização da 7ª etapa da temporada 2005.
A primeira categoria do automobilismo mundial a utilizar veículos movidos a gás natural veicular (GNV) começa a movimentar a pista na sexta-feira, com a realização da vistoria técnica e o sorteio dos kits turbo. No sábado, acontecem três sessões de treinos livres com uma hora de duração, cada. No mesmo dia, acontece a tomada de tempos, que define o grid de largada. No domingo, a movimentação começa com o warm up e a largada está marcada para às 14 horas, com transmissão ao vivo pela Rede TV! para todo o Brasil.
A categoria, que já passou pela pista de Guaporé em 2001, 2003 e 2004, pode definir o campeão de 2005 neste domingo. João Campos, que já conquistou os quatro campeonatos disputados, é o único que pode conquistar o título por antecipação. Para isso, precisa ganhar a corrida e torcer para Abramo Mazzochi não cruzar a linha de chegada entre os cinco primeiros.
Mas pelo equilíbrio notado nas etapas deste ano, a missão de Campos não será das mais fáceis. Depois de vencer as duas primeiras corridas deste ano, o piloto gaúcho encontrou inúmeras dificuldades. Abandonou a prova de Santa Cruz do Sul na última volta, quando ocupava o quarto lugar. Na rodada dupla, em Curitiba, estava com o carro bem acertado e utilizando uma boa estratégia venceu uma prova e chegou em segundo na outra.
Mas, a partir da etapa de Londrina, a sorte mudou de lado, e Campos foi desclassificado da prova, que teve vitória de Cláudio Ricci, por irregularidades técnicas no motor. No início do mês, em Cascavel, o líder da temporada quebrou o dedo de uma das mãos nos treinos, levou uma penalização durante a corrida, chegou apenas em quinto e viu Ricci ganhar mais uma vez.
Para Mazzochi e Ricci, pilotos que têm mais chances de desbancar o tetracampeão, só resta vencer. “Tive um começo de temporada ruim e somei apenas 25 pontos em 5 etapas. Mas as duas vitórias me deram um novo ânimo para brigar pelo meu primeiro título na Pick-up Racing”, ressalta Ricci.
Mazzochi está mais otimista: “Dependo apenas dos meus resultados para ser campeão. Conheço bem a pista de Guaporé e em São Paulo a Chevrolet S10 (modelo utilizado por Mazzochi) têm vantagem sobre a Ford Ranger. Se tudo correr como planejado, o título da Pick-up Racing vai mudar de mãos”.
Dos 25 pilotos que disputam a temporada 2005, apenas Campos, Mazzochi, Ricci, Eduardo Freitas e Nelson Bazzo têm chances de levantar a taça. Os demais já pensam em 2006 nas duas últimas provas do ano – depois da etapa de Guaporé no dia 23 de outubro a categoria faz o encerramento da temporada no dia 13 de novembro, em Interlagos (SP).
O Autódromo de Guaporé tem 3.080 metros e uma das maiores retas dos circuitos brasileiros, com 780 metros de extensão. As dez curvas em sentido anti-horário fazem da pista uma das mais seletivas do país. Por isso, e pelo fato de o Campeonato estar em disputa, o público que comparecer à pista e quem acompanhar pela TV deve assistir a uma das provas mais emocionantes da história da categoria.
Além de Campos, Mazzochi, Ricci e Emerson Duda, que já venceram provas neste ano, outros pilotos que apresentaram evolução nesta temporada e podem vencer a etapa deste fim de semana são Eduardo Freitas, Carlos Kray, Gustavo Sucolotti, Kau Machado, Marcel Wolfart, Carlos Benedetti e Franco Stédile.
A Pick-up Racing conta com o apoio da CBA, Biagio Turbos, Fremax, Cilindros Mat, Pirelli e Binno.