Pela segunda vez consecutiva Cláudio Ricci venceu uma etapa do Campeonato Brasileiro de Pick-up Racing de ponta-a-ponta. Desta vez, o cenário foi a pista de Cascavel (PR), que recebeu neste domingo (2 de outubro) a 7a etapa da temporada 2005. O segundo colocado foi Nelson Bazzo, mantendo as duas primeiras posições do grid de largada desta prova, marcada por inúmeros acidentes.
Depois de largar em sexto, Kau Machado cruzou a linha de chegada em terceiro, suportando a pressão de Abramo Mazzochi, que com o quarto lugar diminuiu para 7 pontos a diferença para o líder do Campeonato, João Campos, quinto colocado na etapa cascavelense. Agora, faltando duas provas para o final, Campos tem 83 pontos, contra 76 de Mazzochi e 65 de Ricci, que entrou de vez na disputa pelo título de 2005.
A primeira briga por posições aconteceu entre Bazzo e Carlos Kray, o terceiro do grid, que rodou a oito voltas do final em virtude de uma poça de óleo, ocasionada pela pick-up de Eduardo Heinen. Com a primeira posição nas mãos de Ricci, a briga pelo segundo lugar foi intensa, com Bazzo sendo pressionado por vários pilotos durante vários momentos da prova.
João Campos e Marcel Wolfart se revezaram na quarta posição, até que um problema no motor forçou Wolfart a abandonar a corrida. Franco Stédile vinha fazendo uma boa prova e já ocupava a terceira colocação na 7a volta. Em seguida, ele passou a ser pressionado por Campos e os dois se chocaram quando tentavam ultrapassar Carlos Gomes – retardatário na corrida. A direção de prova considerou o choque intencional e puniu Campos com uma passagem a 60 km/h pelos boxes.
A partir daí, Campos, que quebrou um dos dedos da mão num acidente durante os treinos livres de sábado, teve que fazer uma corrida de recuperação e acabou satisfeito com o 5o lugar. Stédile, com o carro desalinhado em virtude do acidente, ficou apenas com a 7a posição, seguido por Eduardo Freitas e José Valentini. Alexandre de Souza, que estréia na categoria este ano, terminou a prova na 10a colocação, conquistando seu primeiro ponto na classificação.
A próxima etapa, penúltima do ano, acontece no dia 23 de outubro, em Guaporé (RS). A última e decisiva corrida está marcada para 13 de novembro, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. A Pick-up Racing conta com o apoio da CBA, Biagio Turbos, Fremax, Cilindros Mat, Pirelli e Binno.
RESULTADO – 7a ETAPA – GRANDE PRÊMIO DE CASCAVEL
1º) Cláudio Ricci (RS/Chevrolet S10), 39min35s214
2º) Nelson Bazzo (RS/Chevrolet S10), a 3s425
3º) Kau Machado (PR/Ford Ranger), a 3s789
4º) Abramo Mazzochi (RS/Chevrolet S10), 4s513
5º) João Campos (RS/Ford Ranger), a 10s137
6º) Emerson Duda (PR/Ford Ranger), a 21s376
7º) Franco Stédile (RS/Chevrolet S10), a 22s285
8º) Eduardo Freitas (RS/Ford Ranger), a 25s605
9º) José Valentini (RS/Ford Ranger), a 1 volta
10º) Alexandre de Souza (SC/Chevrolet S10), a 2 voltas
11º) Carlos Kray (RS/Chevrolet S10), a 8 voltas
Não completaram
Carlos Gomes (SP/Chevrolet S10)
Edoli Caus Júnior (PR/Ford Ranger)
Luiz Cláudio Reis (SC/Ford Ranger)
Gustavo Sucolotti (MS/ Chevrolet S10)
Marcel Wolfart (SC/Ford Ranger)
Carlos Benedetti (RS/Chevrolet S10)
Eduardo Heinen (RS/Chevrolet S10)
Marcos Ramalho (MS/Ford Ranger)
Não largou
João Ometto Neto (SP/Chevrolet S10)
Melhor volta
Cláudio Ricci – 1min17s734 – média de 140.417