O piloto Baltazar Junior acredita estar preparado para o desafio que está deixando toda a Stock Car ansiosa e curiosa para a disputa desse final de semana. A categoria top do automobilismo nacional e sua divisão de acesso chegam a Santa Cruz do Sul para a primeira etapa no novo circuito de 3.750 metros. Nesta sexta-feira, a pista de Santa Cruz do Sul receberá os mais velozes e cobiçados carros de turismo da América do Sul. Quarenta carros da categoria V8 (Astra Sedan e Mitsubishi Lancer) e mais de 30 carros da categoria V8 Light (Astra Hatchback) iniciarão os preparativos para mais uma rodada da Temporada 2005. A Stock Car V8 Light disputará a sétima das nove provas do ano.
Para esse desafio, a equipe Powertech trabalhou duro para fazer uma revisão completa no Astra Hatchback número 11, de forma a garantir o melhor desempenho possível no Autódromo de Santa Cruz do Sul. “Imaginamos que teremos boas condições de buscar um acerto adequado para a pista de Santa Cruz do Sul. Com três carros treinando (Diogo Pachenki na V8, Baltazar Jr. e Lucas Schowambach na V8 Light), teremos mais referências para o acerto da suspensão, que é o ponto crucial do Stock Car para um bom desempenho”, afirma Alexandre, chefe da Powertech.
Baltazar irá usar a scooter da equipe para conhecer o traçado da pista, já que será a única forma de conhecê-la antes dos treinos coletivos de sexta-feira. “Será curioso. Acredito que vai haver um congestionamento de scooters e motos na pista antes dos treinos livres, fora aqueles que vão arriscar uma caminhada ou uma corrida pelo circuito, pois será assim que os pilotos poderão ter uma referência sobre o melhor traçado e onde será a parte limpa e a parte suja do circuito”, acredita Baltazar.
“Mas será uma pista onde o talento irá despontar mais rápido. Sem testes prévios ou setups anteriores, acertar o traçado da pista e os ajustes de suspensão dependerá mais da sensibilidade do piloto e de sua capacidade em transmitir essas informações à equipe. Será interessante ver a diferença entre os pilotos nesse quesito”, completa Baltazar Junior.
Para a corrida, o piloto brasiliense acredita em um bom resultado confiante na evolução da Powertech nas últimas provas. “Nosso desempenho em Brasília foi muito bom. O carro estava muito rápido a ponto de fazermos a terceira melhor volta na corrida. Não conseguimos uma posição no pódio devido a termos largado muito atrás. Como antes da etapa de Brasília a Powertech desmontou e revisou completamente o carro, e acabamos tendo esse bom desempenho. E novamente a equipe desmontou e revisou o carro inteiro, para mantermos essa evolução. Como a pista será novidade para todos, acredito que possamos ter um bom resultado”, finalizou.