Pick-ups entram na pista neste sábado

A exemplo do ano passado, o Campeonato Brasileiro de Pick-up Racing está muito equilibrado, tendo seis pilotos com chances reais de desbancar o atual líder e tetracampeão da categoria, João Campos. Em 2004, o gaúcho conquistou mais um título apenas na última etapa do Campeonato, em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. Na prova deste final de semana (1º e 2) em Cascavel (PR), Campos, que obteve três vitórias em seis etapas, quer aumentar a vantagem de nove pontos sobre Abramo Mazzochi.

Aliás, a disputa dos dois não se restringe apenas às pistas. Logo após a desclassificação de João Campos da última etapa, disputada em Londrina, devido a irregularidades no posicionamento do motor, ambos trocaram acusações. Por isso, todos apostam em uma prova “inesquecível” no oeste paranaense, que volta a sediar a categoria após quatro anos.

O quarto colocado no certame, Cláudio Ricci, que venceu a corrida de Londrina, está otimista: “com a vitória, pude voltar a sonhar com o título. Tenho boas recordações da pista de Cascavel e estou com um carro perfeito”, diz. Outro que coleciona vitórias nessa pista é Carlos Kray, o sexto na classificação do Campeonato. “Essas três últimas provas exigirão atenção total. Um segundo de desatenção pode acabar com todo o trabalho desenvolvido no ano”, destaca.

O companheiro de equipe de Campos, Eduardo Freitas, é o terceiro colocado no ano, graças ao bom desempenho que obteve, pontuando em praticamente todas as corridas de 2005. O jovem Gustavo Sucolotti, que chegou a ocupar a vice-liderança da tabela no início da temporada, é o quinto colocado após seis etapas.

No ano passado, Sucolotti somou 36, dos 51 pontos conquistados, nas três últimas etapas, vencendo a corrida de Interlagos, em São Paulo, e terminando na segunda colocação em Campo Grande (MS). “Espero repetir o bom desempenho da reta final de 2004 e lutar para levar o título para o Mato Grosso do Sul”, ressalta. O estado terá mais um representante na pista a partir da etapa de Cascavel. É Marcos Ramalho, que entra na disputa pilotando a Ford Ranger da MR Racing, de Santa Catarina.

Nelson Bazzo corre por fora na briga pelo título. Vice-campeão em 2004 e um dos grandes favoritos para este ano, ele é apenas o sétimo na classificação, depois de quebras, acidentes e uma “enorme falta de sorte”, como lembra o próprio piloto. “Nas primeiras etapas do ano meu carro estava pelo menos um segundo mais rápido que os demais. Faltou aquele ingrediente que faz muita diferença no automobilismo, a sorte”, lamenta.

Outro que era apontado como favorito era Emerson Duda, vice-campeão em 2003 e 2004. Apesar de ter vencido a etapa de Santa Cruz do Sul (RS), o paranaense teve que abandonar três corridas com problemas mecânicos este ano. “Resolvemos mudar de equipe e pagamos o preço. O importante é que estamos no caminho certo e no próximo ano estaremos ainda mais fortes”, adianta.

Com esta acirrada briga pelo título de 2005 e utilizando o gás natural veicular (GNV) como combustível, a categoria retorna a Cascavel com as pick-ups mais potentes e com um grid de 25 carros. Outra atração é José Luiz Nogueira, o piloto mais velho em atividade no Brasil. “Graham Hill”, como é conhecido, tem 72 anos de idade e 18 filhos. “Mas tenho mais energia que muito jovem”, brinca.

As pick-ups equipadas com motor V6 bi-turbo de 340 cavalos de potência entram na pista neste sábado (dia 1º), para três treinos livres. À tarde acontece o treino classificatório, que define o grid de largada. No domingo pela manhã será realizado o warm up e a largada será às 14 horas, com transmissão ao vivo para todo Brasil pela Rede TV! e pelo canal a cabo NSC. Durante o final de semana, o Autódromo de Cascavel ainda sedia a última etapa do Campeonato Regional de Marcas & Pilotos.

A Pick-up Racing conta com o apoio da CBA, Biagio Turbos, Fremax, Cilindros Mat, Pirelli e Binno.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.