Depois de aproximadamente quatro anos, o Campeonato Brasileiro de Pick-up Racing volta a Cascavel (PR), para a realização da 7a etapa da temporada 2005 totalmente remodelada. Com um grid de 25 carros, a disputa pelo título está acirrada, já que apenas nove pontos separam o líder, João Campos, do vice, Abramo Mazzochi.
Outros três pilotos brigam diretamente pelo título, que deve ser definido apenas na última etapa do ano. O equilíbrio é grande, já que, em seis provas, foram quatro vencedores diferentes: três vitórias de Campos, uma de Emerson Duda, uma de Mazzochi e uma de Cláudio Ricci. A pole position foi ocupada por cinco pilotos diferentes. Além dos citados acima, Nelson Bazzo também já ocupou a posição de honra no grid este ano.
A categoria, que surgiu em 1999, é a primeira do automobilismo mundial a utilizar o gás natural veicular (GNV) como combustível. Além disso, a Pick-up Racing é uma das únicas competições envolvendo automóveis multimarcas no Brasil, atualmente.
Participam das provas, realizadas nos principais autódromos brasileiros, os modelos Ford Ranger, Dodge Dakota e Chevrolet S10, equipados com motor V6, que graças a um kit bi-turbo, chegam a 340 cavalos de potência. O desenvolvimento desta tecnologia do turbo é feito pela empresa Biagio, tradicional fornecedora da Fórmula Truck.
Outra empresa parceira nesta temporada é a Fremax, responsável pelo fornecimento do sistema de freios. Aliás, o equipamento utilizado pela Pick-up Racing é praticamente o mesmo que equipa os carros do Campeonato Brasileiro de Stock Car.
Desde que surgiu, a categoria não pára de evoluir na parte tecnológica, contribuindo para ampliar o equilíbrio e a competitividade, além de contar com o diferencial do uso de um combustível ecologicamente correto.
Todos os modelos utilizam o chassi e o motor original e o regulamento permite apenas alguns ajustes para aumentar o desempenho e a segurança. O equilíbrio também é notório, já que, das seis etapas realizadas até agora, foram quatro vencedores diferentes. Os modelos Ranger e S10 já conquistaram vitória este ano, mostrando o intenso equilíbrio entre as marcas.
A Pick-up Racing, que teve sua primeira etapa realizada em abril de 2001, foi criada pelo ex-piloto Gerson Marques (que faleceu no dia 31 de dezembro de 2003) e pelos filhos Gerson Marques Júnior e Gue Marques – responsáveis pelo andamento do projeto atualmente.
As duas etapas realizadas em Cascavel aconteceram no ano de 2001. Na época, a categoria ainda utilizava o formato de rodada dupla. Nas quatro corridas a vitória ficou com o gaúcho João Campos, tetracampeão da categoria. No entanto, o recorde da pista é do paranaense Tazzio Borghesi, que cravou 1min17s199 com sua Ford Ranger, vice-campeã em 2001. Na época, as pick-ups ainda eram movidas a gasolina. Agora, com o GNV e o kit biturbo, esse tempo deve baixar pelo menos quatro segundos.
Mesmo com a perda dos 15 pontos conquistados em Londrina, devido a uma desclassificação técnica por irregularidades na pick-up, João Campos é líder, com 75 pontos, seguido por Abramo Mazzochi (66), Eduardo Freitas (48), Cláudio Ricci (45) e Gustavo Sucolotti (43).
A Pick-up Racing conta com o apoio da CBA, Biagio Turbos, Fremax, Cilindros Mat, Pirelli e Binno.