Numa corrida perfeita, Cláudio Ricci conquistou sua primeira vitória no Campeonato Brasileiro de Pick-up Racing. O palco da conquista foi o Autódromo Internacional Ayrton Senna, na cidade de Londrina (PR). João Campos foi o segundo colocado e abriu 26 pontos de vantagem sobre Abramo Mazzochi, que foi o quinto na prova.
Sob chuva, os pilotos fizeram uma largada tranqüila e sem acidentes. Ricci se manteve à frente, seguido por Campos, que superou Carlos Kray na largada. Logo depois, Kray abandonou a prova com problemas no motor. Kau Machado superou Abramo Mazzochi e assumiu a quinta posição, logo atrás de Carlos Benedetti.
Na terceira volta, um dos momentos mais polêmicos do Grande Prêmio de Londrina. Eduardo Freitas tentou ultrapassar Abramo Mazzochi e os dois se tocaram. Pior para Freitas, que teve que cumprir uma penalização, passando pelos boxes a 60 km/h. Mesmo assim, ao término da prova Mazzochi entrou com dois protestos, um pedindo a desclassificação de Freitas, por conduta anti-desportiva, e outro solicitando uma avaliação do motor da pick-up de Campos, que, segundo Abramo, está fora do regulamento. As solicitações ainda estão sendo analisadas pelos comissários desportivos da Confederação Brasileira de Automobilismo.
Na 11a volta os boxes foram abertos para o pit stop obrigatório. Depois da parada, Gustavo Sucolotti, o oitavo do grid de largada, já ocupava o terceiro lugar, atrás de Campos e Ricci. José Valentini vinha fazendo uma prova de recuperação, mas acabou abandonando e parou a pick-up em local perigoso, ocasionando a entrada da Pace Pick-up.
Com o reagrupamento do pelotão, as últimas seis voltam foram emocionantes. Ricci continuou na frente até o final. Mas Campos ganhou um novo adversário na prova: Gustavo Sucolotti, que passou a pressionar o líder do Campeonato. Depois de várias tentativas, ele conseguiu superar Campos, mas perdeu o ponto de freada e foi parar na caixa de brita.
A partir daí, o caminho ficou livre para o tetracampeão da categoria abrir ainda mais vantagem sobre seus oponentes na classificação, com a conquista do segundo lugar. Kau Machado chegou em terceiro, na melhor prova dele no ano. Mesmo com a punição, Freitas foi o quarto colocado, à frente de Mazzochi, que fechou a festa do pódio.
Numa boa prova, Marcel Wolfart foi o sexto, com Alessandro Da Cas em sétimo, Nelson Bazzo em oitavo, Milton Vianna em nono e Carlos Benedetti, fechando a zona de pontuação, na décima colocação. O melhor estreante foi Alexandre Souza, que terminou a prova em 14o lugar. José Luiz “Graham Hill” Nogueira, piloto de 72 anos, foi o 17o colocado.
Com a vitória, Ricci subiu da 8a para a 4a posição no Campeonato, agora com 45 pontos – um a menos que Eduardo Freitas e dois a mais que Gustavo Sucolotti. Abramo Mazzochi segue na vice-liderança, com 64 pontos. João Campos é o líder, com 90 pontos.
A próxima etapa acontece em Cascavel no dia 2 de outubro. Em seguida, a categoria segue para Guaporé (RS) para realizar a 8a etapa, no dia 23 de outubro. A temporada 2005 acaba no dia 13 de novembro, no Autódromo Internacional José Carlos Pace, em Interlagos (SP). A Pick-up Racing conta com o apoio da CBA, Biagio Turbos, Fremax, Cilindros Mat, Pirelli e Binno.
RESULTADO 6a ETAPA – GP LONDRINA
1º) Cláudio Ricci (RS/Chevrolet S10), 41min31s287
2º) João Campos (RS/Ford Ranger), a 3s439
3º) Kau Machado (PR/Ford Ranger), a 4s104
4º) Eduardo Freitas (RS/Ford Ranger), a 6s352
5º) Abramo Mazzochi (RS/Chevrolet S10), a 6s614
6º) Marcel Wolfart (SC/Ford Ranger), a 15s683
7º) Alessandro Da Cas (RJ/Chevrolet S10), a 15s895
8º) Nelson Bazzo (RS/Chevrolet S10), a 17s977
9º) Milton Vianna Neto (PR/Chevrolet S10), a 18s383
10º) Carlos Benedetti (RS/Chevrolet S10), a 21s311
11º) Emerson Duda (PR/Ford Ranger), a 25s869
12º) Gustavo Sucolotti (MS/Chevrolet S10), a 1 volta
13º) João Ometto Neto (SP/Chevrolet S10), a 1 volta
14º) Alexandre de Souza (SC/Chevrolet S10), a 1 volta
15º) Carlos Gomes (SP/Chevrolet S10), a 1 volta
16º) Luiz Cláudio Reis (SC/Ford Ranger), a 1 volta
17º) José Luiz Nogueira (SP/Ford Ranger), a 2 voltas
18º) Eduardo Heinen (RS/Chevrolet S10), a 3 voltas
19º) Cláudio Branco (PR/Ford Ranger), a 4 voltas
NÃO COMPLETARAM
Felipe André (SP/Ford Ranger), a 11 voltas
Carlos Kray (RS/Chevrolet S10), a 20 voltas
José Valentini (RS/Ford Ranger), a 20 voltas
NÃO LARGARAM
Franco Stédile (RS/Chevrolet S10), 1min36s339
Flávio Marcílio (SP/Dodge Dakota), sem tempo
Melhor volta da prova: Cláudio Ricci – 1min40s764