Começam nesta sexta-feira (12), no Autódromo Internacional de Curitiba, os treinos para a única rodada dupla do Campeonato Brasileiro de Pick-up Racing. A quarta etapa será realizada na manhã de sábado (13), no circuito misto de 3.695 metros. A quinta, no domingo (14) à tarde, vai confrontar os pilotos no anel externo de 2.707 metros, tido por muitos como um circuito oval. É a primeira vez que as duas pistas são utilizadas no mesmo evento.
As maiores expectativas dos pilotos estão voltadas à prova de domingo. Eles terão um treino de 40 minutos, a partir das 9h, para acertar as caminhonetes e buscar adaptação ao veloz traçado, em que deverão, na reta oposta, atingir os 220 km/h de velocidade final. “Tudo vai depender da adaptação de cada um, essa corrida vai ser uma incógnita para todo mundo”, acredita o gaúcho João Campos, líder do campeonato com duas vitórias.
João, que tem em sua Ford Ranger número 1 as logomarcas de Drebor Borrachas, Cortiana Plásticos e JR Acessórios, acredita que as características do anel externo são mais favoráveis aos pilotos que competem com o modelo S10 da Chevrolet. “Acho que ninguém chegou a treinar nesse traçado, então a coisa toda vai acontecer num dia só. E como grid invertido, vai ser um fim de semana em que a regularidade vai contar muito”, diz.
O comentário do gaúcho diz respeito ao formato da definição do grid. As posições de largada para sábado serão conhecidas como de costume, a partir do resultado do treino oficial marcado para as 15h30 desta sexta. Os oito primeiros colocados na prova terão as posições invertidas no grid de domingo – o vencedor larga em oitavo, o segundo, em sétimo, e assim por diante. A partir do nono lugar, as posições serão reproduzidas fielmente.
“É uma fórmula interessante para o campeonato, porque assim fica bem mais difícil o mesmo piloto ganhar as duas corridas. O equilíbrio vai ser maior e as provas vão ficar muito mais atrativas para quem assiste”, reconhece Campos, que conquistou todos os quatro títulos já disputados na Pick-up Racing. “É claro que nós vamos a Curitiba focados em vencer as duas corridas, mas isso é uma tarefa muito difícil, para qualquer piloto”, pondera.