As três primeiras etapas do Campeonato Brasileiro de Pick-up Racing de 2005 consolidaram Eduardo Freitas como melhor estreante da temporada. O piloto gaúcho esteve entre os seis primeiros colocados nas três corridas já disputadas e ocupa o quarto lugar na classificação da competição, que terá seqüência com uma rodada dupla. As quarta e quinta etapas, no sábado (13) e no domingo (14), serão disputadas no Autódromo Internacional de Curitiba.
Freitas compete na Pick-up Racing pela João Campos Motorsport, equipe do tetracampeão brasileiro João Campos. Em sua estréia, em Tarumã, foi terceiro colocado, depois de largar em décimo. Em Campo Grande, alinhou em 12º e ficou em sexto. Na corrida passada, em Santa Cruz do Sul, largou em 11º e terminou em quinto, depois de ocupar o segundo lugar durante grande parte da prova, até ser tirado da pista por outro concorrente.
Confrontando suas posições de largada e de chegada, Eduardo, que tem na Ranger número 3 as logomarcas de Cortiana Plásticos, Drebor Borrachas, JR Acessórios e TanKsul, é o piloto que mais ganhou posições nas primeiras provas. Fez, por essa conta, 19 ultrapassagens, oito a mais que Flávio Marcílio e Carlos Tavares, que dividem a segunda posição no hipotético ranking. Gustavo Sucolotti, com saldo de dez posições, aparece em quarto.
A campanha nas três primeiras corridas põe Freitas em quarto na tabela de classificação, com 26 pontos. O líder é Campos, vencedor de duas etapas, com 40. O gaúcho Abramo Mazzochi, com 32, e o sul-mato-grossense Sucolotti, com 31, vêm logo em seguida. “Eu estou numa boa média de resultados. Em Curitiba, com rodada dupla, a idéia é manter a regularidade. Com isso, dá para pensar em ganhar uma ou duas posições no campeonato”, diz.
A relação dos pilotos que mais fizeram ultrapassagens no ano apresenta algumas curiosidades, conseqüências diretas do próprio critério adotado para sua elaboração. João Campos, que lidera o campeonato, aparece em 22º, já que foi pole duas vezes e, numa delas, terminou a prova em 13º. Pilotos como Guilherme Augustin, Milton Viana e Charles Macedo, que só participaram de uma prova, cada, estão entre os dez primeiros colocados.