Ainda em processo de adaptação à categoria, mas já se sentindo mais confortável com o carro da Carreira Racing, o paulista Gustavo Sondermann (Corduroy/Spring Cord) chega nesta quinta-feira a Curitiba com dois objetivos bem claros para a quinta etapa da Stock Car Light: o primeiro é conseguir um lugar entre os Top 10 no grid de domingo. O outro é terminar a prova até à 6ª colocação.
Ex-piloto da Fórmula Renault que passou com destaque pelas séries brasileira, norte-americana e inglesa, Sondermann vai ao Paraná animado com o desempenho na recente corrida de São Paulo, onde estreou pela nova equipe em sua segunda corrida no ano. Em Interlagos, depois de sair apenas em 18º, Sondermann realizou uma prova repleta de ultrapassagens e cruzou a linha de chegada em 8º. Seu resultado, no entanto, seria excluído pela direção de prova por suposta manobra antidesportiva.
“Entendo que essa corrida em São Paulo representou um enorme salto à frente. Fui agressivo e ganhei posições o tempo todo. É o tipo de apresentação que aumenta a autoconfiança do piloto. Na etapa anterior, no Rio de Janeiro, eu havia estranhado quase tudo no carro. Agora, estou começando a conviver melhor com suas características. Uma delas é a péssima visibilidade. Mas, como não há nada que possa ser feito neste aspecto, o jeito é tocar o pau”, explica Sondermann.
Como a Stock Car Light não permite treinos particulares, Sondermann está aprendendo na prática. “Esses 40 minutos da etapa de Interlagos foram importantíssimos, porque aumentaram demais minha mão na categoria. Estou mais confiante com o carro. Ainda preciso tirar um pouco mais dos pneus novos nos treinos classificatórios e, com isso, melhorar minhas posições de largada, mas é uma questão de pouco tempo”, assegura.
A familiaridade com o circuito da capital paranaense é motivo extra de tranqüilidade. O autódromo foi um dos que mais recebeu a Fórmula Renault nas duas temporadas em que Sondermann passou por ela – 2002 e 2003. Numa das provas, Sondermann esteve a ponto de conquistar a primeira vitória com monopostos. Mas acabaria sendo vítima de um incidente bizarro. Depois de sair na pole e liderar quase toda a prova, abandonou quando uma roda se soltou.
As atividades oficiais da Stock Car Light em Curitiba serão abertas nesta quinta-feira com a vistoria técnica, sorteio e lacração de pneus.Os carros entram na pista para os primeiros treinos na sexta-feira, quando serão realizadas duas sessões de 45 minutos.