Salustiano volta ao palco da primeira vitória

A quinta etapa do Campeonato Brasileiro de Stock Car Light, que será disputada neste final de semana em Curitiba (PR), será bastante especial para o paulista Paulo Salustiano (Sawary/Nicoboco/TAM). Há exatamente um ano, no mesmo circuito, o piloto de 21 anos conquistava sua primeira vitória na categoria e despontava como a revelação da temporada 2004. “Foi muito bom. Não tinha muito conhecimento do carro, pois tinha disputado apenas uma rodada dupla antes daquela corrida. Marquei a pole e venci. É uma pista que eu gosto muito, assim como a cidade”, relembrou Paulo, que já havia vencido em Curitiba duas vezes correndo de Fórmula Renault.

De lá para cá, muita coisa aconteceu na carreira de Paulo Salustiano. O bom desempenho fez com que o piloto mudasse os rumos de sua carreira para o turismo, sem deixar de lado sua participação nas categorias de fórmula. Ele venceu uma corrida em Brasília e encerrou a sua primeira temporada na Stock Car Light conquistando a sua terceira vitória na etapa de encerramento do certame de 2004 em Interlagos. Mais experiente, ele desponta como um dos favoritos na luta pelo título deste ano, e vem de uma vitória na etapa anterior, em São Paulo. “Mudou muita coisa nesse meio tempo. Ganhei mais experiência, tenho muito mais afinidade com o meu equipamento e este ano troquei de equipe. No ano passado corri e venci com a Jayme Racing, do Seo Jayme, e agora estou na M4T, do Miguel Ferreira, que também vem me dando um carro fantástico”, analisou.

As mudanças não aconteceram apenas na carreira do piloto Sawary/Nicoboco/TAM, mas também na categoria de acesso à Stock Car V8. Devido a visibilidade da modalidade principal, a Light vem colhendo frutos, com um grid duplicado em relação à 2004 e uma competitividade similar ou até maior que a V8. “O nível da Stock aumentou em 100%, assim como o seu grid. Em 2004, apenas alguns pilotos brigaram pelo título. Já neste ano, meio grid está na disputa. Está bem mais difícil e disputado. Quem quiser o título terá que trabalhar bastante”, avalia Salustiano.

Chegando em sua metade, o Campeonato Brasileiro de Stock Car Light está totalmente indefinido, com cinco pilotos em condições reais de levantar o título no final do ano, sem contar os que ainda possuem chances matemáticas. Com 125 pontos em jogo até a última etapa, no mês de novembro, muita coisa pode acontecer. “A disputa está totalmente aberta. Existem muitos pontos em jogo, tem muito chão ainda e pilotos em condições de levar o campeonato não faltam. Tem o Justino, o Campos, o Gama e o Jader, esses que eu considero favoritos para brigar pelo título junto comigo”, prevê o piloto Sawary/Nicoboco/TAM, que revelou seu plano de ataque para esta parte final de temporada. “Vou tentar fazer o máximo de pontos possíveis. Aposto na regularidade, pois um campeonato não é feito só de vitórias, ainda mais na Stock Car. Tivemos alguns tropeços no começo do ano e vou procurar ser agressivo, mas usando a cabeça para não fazer loucuras, para não desperdiçar chances valiosas”, finalizou Salustiano.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.