A sorte mudou de lado na Pick-up Racing. Dois pilotos de ponta, que não tiveram bons resultados nas primeiras etapas, espantaram a má fase e chegaram na frente do Grande Prêmio Sulgás, válido pela 3ª etapa do Campeonato Brasileiro de Pick-up Racing. Numa corrida impressionante, Emerson Duda, um dos últimos no grid, passou nada menos que 20 pilotos para vencer a primeira etapa realizada pela categoria no mais novo circuito brasileiro, localizado em Santa Cruz do Sul (RS).
Nelson Bazzo, que ainda não tinha somado pontos, largou em sétimo e cruzou a linha de chegada na segunda posição, à frente de Abramo Mazzochi, Carlos Kray e Eduardo Freitas. A liderança do campeonato permanece nas mãos de João Campos, que abandonou na última volta por causa da quebra da embreagem de sua Ford Ranger. Mas o resultado da 3ª etapa embolou a classificação, diminuindo a vantagem do líder, que agora é de 8 pontos sobre Mazzochi e 9 sobre Gustavo Sucolotti.
Um problema na mangueira do turbo, logo na largada, obrigou Campos a ir para os boxes. Com isso, Sucolotti, o segundo no grid, pulou na frente. Mas no final da reta dos boxes, ele perdeu o ponto de frenagem, passou direto e vários pilotos acabaram se chocando. Sucolotti, Kau Machado e Abramo Mazzochi foram para o final do pelotão, que passou a ser liderado por Fabrício Lançoni.
Depois de duas voltas na frente, Lançoni começou a perder rendimento e foi superado por Eduardo Freitas, que não suportou a pressão de Emerson Duda e caiu para segundo, na 10ª volta. “Enfrentamos problemas no sábado e não fizemos o treino de classificação. Mas a equipe trabalhou bem e me deu um carro perfeito”, comemora o vencedor.
Depois da parada obrigatória nos boxes, entre a 13ª e 14ª voltas, Duda e Bazzo começaram a brigar pela ponta e João Campos, numa prova de recuperação, já era sétimo colocado, atrás de Gustavo Sucolotti. Quem também vinha recuperando posições era Felipe André. Mas um furo no radiador aqueceu o motor da Ranger número 17 e ele abandonou a prova. Mas como a pick-up ficou numa posição perigosa, o Pace Pick-up entrou na pista, reagrupando o pelotão.
Logo depois, Campos passou Sucolotti e Freitas, pulando para a quinta posição. Mas antes de cruzar a linha de chegada, a embreagem quebrou e ele acabou não somando pontos na etapa. Duda se manteve na frente, escoltado por Bazzo, que passou mal depois do final da prova e não subiu ao pódio para receber o troféu pelo segundo lugar. “Fiquei tonto porque inalei, sem querer, uma grande quantidade de amianto, que é tóxico. Mas agora já estou melhor”, comenta.
Carlos Kray foi outro piloto que soube administrar o equipamento e chegou em quarto lugar. “Consegui diminuir 10 pontos de diferença para o líder. Isso é que valeu”, comemora. Sobre a briga pelo Campeonato, a maioria dos pilotos comentou que o resultado da corrida de Santa Cruz foi o melhor que poderia ter acontecido. “Novos pilotos entraram na briga e a vantagem do Campos diminuiu. A corrida de Curitiba promete”, ressalta Abramo Mazzochi.
As duas próximas etapas da temporada acontecem nos dias 13 e 14 de agosto em Curitiba. A Pick-up Racing conta com apoio da CBA, Sulgás, Cilindros MAT, Biagio Turbos, Fremax, Rodas Binno e Pirelli.
GRANDE PRÊMIO SULGAS – 3ª ETAPA PICK-UP RACING 2005
1o) Emerson Duda (PR/Ford Ranger), 40min01s105
2o) Nelson Bazzo (RS/Chevrolet S10), a 2s348
3o) Abramo Mazzochi (RS/Chevrolet S10), a 2s840
4o) Carlos Kray (RS/Chevrolet S10), a 10s160
5o) Eduardo Freitas (RS/Ford Ranger), a 14s621
6o) Gustavo Sucolotti (MS/Chevrolet S10), a 15s047
7o) Franco Stédile (RS/Chevrolet S10), a 16s977
8o) Carlos Benedetti (RS/Chevrolet S10), a 17s664
9o) Kau Machado (PR/Ford Ranger), a 28s402
10o) Luiz Cláudio Reis (SC/Ford Ranger), a 28s633
11o) Flávio Marcílio (SP/Dodge Dakota), a 30s020
12o) Fabrício Lançoni (PR/Ford Ranger), a 31s605
13o) João Campos (RS/Ford Ranger), a 1 volta
NÃO COMPLETARAM
Alessandro Da Cas (RJ/Chevrolet S10), a 6 voltas
Felipe André (SP/Ford Ranger), a 7 voltas
João Ometto Netto (SP/Chevrolet S10), a 9 voltas
João Fedorowicz (RJ/Ford Ranger), a 13 voltas
Eduardo Heinen (RS/Chevrolet S10), a 14 voltas
Cláudio Ricci (RS/Chevrolet S10), a 15 voltas
Marcel Wolfart (SC/Ford Ranger), a 21 voltas
José Valentini (RS/Ford Ranger), a 22 voltas
Melhor volta: Nelson Bazzo – 1min40s023