Montagem do autódromo termina nesta quinta

O Autódromo de Santa Cruz do Sul (RS) sedia neste fim-de-semana (16 e 17 de julho) o Grande Prêmio Sulgás, válido pela 3ª etapa do Campeonato Brasileiro de Pick-up Racing. Por ser a pista mais nova do Brasil, os organizadores do evento estão tendo que investir cerca de R$ 60 mil para a montagem da infra-estrutura.

Como as obras do circuito não estão totalmente concluídas, houve a necessidade da construção de camarotes, sala de imprensa, direção de prova, cabine de transmissão, entre outros espaços necessários para a realização da prova. “Não que a estrutura da pista seja ruim. Pelo contrário, a construção foi bem feita e a pista tem um ótimo traçado, com boas áreas de escape e boxes grandes”, ressalta o diretor da Pick-up Racing, Gue Marques, que está na cidade desde a semana passada.

A categoria, que está em sua quinta temporada, realiza a segunda prova nacional no novo circuito (a primeira foi da Fórmula Renault e Copa Clio, no mês passado). Em 2005, as pick-ups tiveram um acréscimo de potência dos motores. Com isso, a velocidade final aumentou cerca de 20%, chegando a 220 km/h em alguns circuitos.

Os ingressos para a prova estarão à venda no Autódromo, durante todo o fim-de-semana. A entrada custa R$ 10,00, mas no sábado a entrada é gratuita para quem quiser assistir aos treinos livres e à tomada de tempo, que define o grid de largada. A prova de domingo, que tem início marcado para às 14h, terá transmissão ao vivo para todo o Brasil pela Rede TV!, com narração de Edgard Mello Filho, comentários de Claudio Stringari e reportagens de Rodrigo Leitorles.

Pelo fato do programa “Pânico” ser veiculado na mesma emissora que transmite as corridas da Pick-up Racing, várias pessoas já aconselharam o piloto Gustavo Sucolotti, vice-líder da competição, a entrar em contato com a produção do programa. No início da semana, ele disse que o líder do Campeonato, o gaúcho João Campos, precisava calçar as “sandálias da humildade” – nome dado a um dos quadros do programa Pânico.

A declaração esquentou os bastidores da categoria e a previsão é de uma disputa ainda mais acirrada no domingo. “Melhor para o público que deverá assistir a uma prova memorável. Além deles (Sucolotti e Campos), outros seis pilotos chegam com grandes chances de vencer”, afirma Gue Marques.

João Campos lidera o Campeonato com 40 pontos, 15 a mais que o segundo colocado, Gustavo Sucolotti, que trocou de equipe há menos de 20 dias. Abramo Mazzochi, o terceiro na tabela, e Cláudio Ricci, o sexto, buscam a primeira vitória deles na categoria. Alessandro Da Cas e Kau Machado, outros fortes candidatos ao lugar mais alto do pódio, treinaram na semana passada para triunfar em Santa Cruz.

Várias equipes já estão no autódromo, que deve ter os boxes ocupados por 25 pick-ups, que é o grid previsto pela organização da categoria. O número de carros na pista é motivo de outra queda-de-braço na Pick-up Racing.

Algumas equipes desejam que o grid máximo seja de 24 pick-ups. No entanto, vários pilotos estão em fase final de montagem de carros novos e acerto de patrocínios, já que no regulamento consta um número limite de 30 carros. “Isso demonstra o fortalecimento da categoria. Tomara que tenhamos um final feliz”, ressalta Edgard Mello Filho, jornalista que cobriu a Fórmula 1 por mais de 25 anos e comanda as transmissões das provas da Pick-up Racing na Rede TV!.

A categoria conta com apoio da CBA, Sulgás, Cilindros MAT, Biagio Turbos, Fremax, Rodas Binno e Pirelli.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.